PSB começa 2020 com 21 presidentes de câmaras municipais, além de nova prefeita e novo vice

06/01/2020 (Atualizado em 08/01/2020 | 12:40)

O ano de 2020 está tendo um excelente começo para o PSB do Rio Grande do Sul. Pelo menos 21 câmaras municipais serão presididas por socialistas no Estado. Mas, mesmo sem ser época de eleição, o partido ganhou uma prefeita e um vice-prefeito. Em Santana do Livramento, Mari Machado passe a responder pelo Executivo Municipal e, em Caxias do Sul, o vereador Elói Frizzo é candidato a vice-prefeito em chapa única – a eleição ocorre nesta quinta-feira (9). As duas cidades tiveram seus prefeitos cassados.

Logo após tomar posse, Mari Machado anunciou sua equipe e comunicou à imprensa local que vai reduzir a quantidade de secretarias municipais. Seguindo a linha democrática do PSB, a prefeita suspendeu a “lei da mordaça” imposta pelo sucessor, Ico Charopen (PDT), que proibia secretários de concederem entrevistas à imprensa. O presidente do PSB na cidade, Sérgio Aragon, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde.

Na Serra, Elói Frizzo compõe a chapa com o candidato a prefeito Flávio Cassina (PTB). Líder do PSB na Câmara de Caxias, ele é responsável pela criação o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, pela Lei da Consciência Negra e pela articulação da Lei de Parcelamento do Solo com visão social que permite o barateamento de lotes com a finalidade de permitir o acesso à moradia aos cidadãos de menor renda, entre outras medidas. Elói é secretário estadual do Movimento Popular Socialista (MPS).

“Não temos a menor dúvida de que 2020 é o ano do 40. O partido atingiu maturidade e qualidade na maioria dos municípios. Por isso acreditamos que teremos 40 prefeitos e 300 vereadores nas eleições municipais que ocorrem este ano”, lembrou o presidente estadual Mário Bruck.
 
Confira a lista das cidades cujas câmaras municipais serão presididas por socialistas:
Boa Vista das Missões: Pedro da Rocha Santos
Capão da Canoa: Enedir Santana (Santana do Gás)
Carazinho: Gian Pedroso
Cristal: Davi Gama
Dois Irmãos: Léo Buttenbender
Dom Pedro de Alcântara: Clodoaldo Guimarães (Naldo)
Esperança do Sul: Jurandir Luiz Galert
Júlio de Castilhos: Vinícius Razia
Marau: Zigomar Zanin
Nova Palma: Tiago Facco
Nova Petrópolis: João Paulo de Macedo Viana (Ceará)
Passo Fundo: Saul Spinelli
Paverama: Cenilda Cassol
Riozinho: Samuel dos Santos
Santo Antônio da Patrulha: André Luis de Oliveira Selistre
São Borja: Marcelo Robalo
São Domingos: Renato Casagrande
Serafina Corrêa: Nereu Rosseto
Sertão: Adélio Portela
Três Palmeiras: Valdir Gomes
Viamão: Dilamar de Jesus Silva

Fonte: Comunicação/PSB RS