Nota de Repúdio- Contra a Medida Provisória 979/2020 que acaba com a eleição para Reitor nas Universidades

10/06/2020 (Atualizado em 10/06/2020 | 15:15)

A direção estadual do PSB RS manifesta seu repúdio contra a Medida Provisória 979/2020  que acaba com a eleição para reitor nas universidades. Confira 


NOTA DE REPÚDIO

A direção Estadual do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul - PSB/RS manifesta seu repúdio e indignação com a nova investida do Presidente da República contra as Universidades Públicas Federais, desta vez atacando a autonomia conquistada a duras penas ao longo dos anos.
Por isso solicitamos a toda Bancada Federal do PSB, e demais partidos comprometidos com a democracia, o voto contrário à Medida Provisória 979/2020 publicada no Diário Oficial de hoje (10), acabando com a eleição para Reitor onde os mandatos vencerem durante o período da pandemia.
Estas instituições de ensino são os principais polos de estudos científicos e difusão de conhecimento, oportunizando pesquisas de grande relevância para toda a sociedade, inclusive no combate à Covid 19. Não podemos permitir que sejam abertas as portas para o obscurantismo. A nomeação de Reitores, assim como chefias e coordenações, pode comprometer toda produção de conhecimento científico que é mantido com recursos públicos.
Propomos que os mandatos dos atuais Reitores sejam prorrogados durante o pandemia, nas instituições em que não seja possível a realização de eleição direta. E que o processo democrático seja retomado assim que possível com a participação de toda comunidade acadêmica.
Não podemos e não vamos permitir retrocessos em nossa democracia, nas sombras de uma pandemia que assola o mundo e está ceifando milhares de vidas no Brasil.

Mário Sander Bruck

Presidente Estadual do PSB RS


 

Fonte: Comunicação PSB RS