Entrevista- Mário Bruck: “o crescimento do PSB nos municípios será o crescimento do PSB no estado.”

23/07/2020 (Atualizado em 28/07/2020 | 11:17)

Mário Bruck: “o crescimento do PSB nos municípios será o crescimento do PSB no estado.”
Mesmo com as adaptações impostas pela pandemia, o presidente estadual do PSB RS, Mário Bruck, faz um avaliação positiva das ações da direção estadual no primeiro semestre. Investimentos na tecnologia e na capacitação para os pré-candidatos são os destaques. Tudo para oferecer melhores condições para os diretórios municipais enfrentarem a disputa eleitoral.
 
 PSB - Quais as principais ações da direção estadual no primeiro semestre?
Mário Bruck - Tivemos um primeiro semestre atípico em função da pandemia. Com as restrições a partir de março, tivemos que replanejar a estratégia de apoio ao municípios. Inicialmente estavam previstos encontros regionais presenciais nas 21 regiões onde o PSB está organizado, para levar orientações sobre pré-candidaturas e informações para os partidos se prepararem nos municípios para enfrentarem o desafio eleitoral.
Como a pandemia impediu ações presenciais, tivemos que modificar a nossa forma de comunicação. Criamos uma plataforma digital onde desenvolvemos as nossas atividades junto aos municípios, com objetivo de preparar os pré-candidatos a vereador, vereadora, prefeitos, prefeitas e vices.
Através da plataforma www.psbcontigo.com.br, estes pré-candidatos e pré-candidatas recebem informações de como definir metas, organizar suas campanhas, a função do vereador, prefeito, noções de gestão pública, como funciona a máquina pública e a melhor forma de utilizar as redes sociais. Hoje temos 2 mil pré-candidatos inscritos aptos a desenvolver os cursos que contam com uma linguagem muito didática e acessível. Há ainda uma estrutura de apoio de 21 coordenadores regionais e quase 200 monitores locais, que têm a tarefa de serem facilitadores para compreensão do conteúdo das videoaulas.
 

PSB - Qual outra iniciativa pode ser destacada?
Mário Bruck - Outra ação importante foi o investimento para melhoria na comunicação. Lançamos a campanha institucional PSB RS 40+, onde apresentamos o partido como humanista, não radical e com capacidade de propor caminhos para o desenvolvimento Rio Grande do Sul, através de uma política humanista que cuide das pessoas.
Ainda nesta área estamos concluindo a instalação de um estúdio de rádio, TV e gravações na sede estadual para melhorar a comunicação da estadual com os municípios e com os filiados. Já em agosto estará disponível para utilização, e terá uma programação voltada para comunicação do partido com os filiados e com a sociedade gaúcha. Nosso objetivo é criar uma relação de transparência e de comunicação das principais áreas de ação e bandeiras de luta que um partido socialista democrático tem, com políticas humanistas voltadas para cuidar das pessoas e preocupado com o desenvolvimento econômico e social
 
PSB - Qual a avaliação neste período?
Mário Bruck - Com a adaptação nossa avaliação é bastante positiva. Investimos em tecnologia para criar a plataforma, nosso principal projeto neste primeiro semestre para não parar o planejamento em função da pandemia. Entendemos que desta forma o PSB vai apresentar o melhor time de pré-candidatos e pré-candidatas nestas eleições municipais. Estarão todos muito bem preparados para enfrentar o pleito em seus municípios.
Tivemos que nos adaptar ao novo momento com o distanciamento social imposto pela pandemia. Criamos salas virtuais para reuniões da estadual, e disponibilizamos a 160 municípios para que também possam fazer suas reuniões virtuais, respeitando o distanciamento necessário neste momento.
Com esta atitude a direção estadual permite que os municípios tenham condições de realizar suas reuniões virtuais com a plataforma que comporta a presença de diretórios municipais, filiados e direção local. Com isto podem dar continuidade ao seu trabalho e planejamento. Tudo dentro da plataforma PSB Contigo, que além dos cursos, oferece esta possibilidade das salas virtuais.
 
PSB - Quais as projeções que estão sendo feitas?
Mário Bruck - É um ano atípico, que trouxe o distanciamento social, e tivemos que reinventar a forma de fazer a política e como participar da eleição dentro das circunstâncias que vivemos hoje. O PSB está se adequando, começou cedo a entender que era necessário trabalharmos de forma virtual. Fizemos investimentos neste sentido, e esperamos um resultado positivo. Devemos ter mais de 90 candidatos a prefeito e 2 mil a vereador. Nossa meta é eleger 40 prefeitos e prefeitas e no mínimo 300 vereadores e vereadoras no estado.  
 
PSB - O que os filiados podem esperar do PSB ainda este ano?
Mário Bruck - Continuamos com a campanha de filiação para aumentar a militância do partido. Os filiados podem esperar um partido com melhores e maiores condições de preparo dos seus candidatos. O PSB oferece muita qualificação para os seus quadros. Nossa chapas majoritárias contam com a nossa plataforma do PSB Contigo e com a formação oferecida pela Fundação João Mangabeira para gestores municipais, onde são apresentados projetos bem sucedidos na gestão pública feita pelo PSB nos municípios.
Estamos otimistas, procurando colocar nossa direção junto com os municípios. Entendemos que o crescimento do PSB nos municípios será o crescimento do PSB no estado. Estamos prontos para enfrentar o desafio desta eleição e esperamos que a pandemia passe o mais breve possível, permitindo retomar o contato pessoal com os companheiros no interior. Esperamos que na eleição tenhamos oportunidade de estar juntos nos seus desafios locais. 

Fonte: Comunicação PSB RS Foto: Elaine Martins