Sirlei Silveira: a mulher que tem o desafio de administrar Taquara

12/12/2020 (Atualizado em 13/12/2020 | 22:31)

Em março de 2020, a Sirlei Silveira passou a integrar o PSB de Taquara. Menos de um ano depois, ela recebe a responsabilidade de administrar a cidade do Vale do Paranhana, com 57 mil habitantes. Única mulher socialista a ocupar uma prefeitura no Rio Grande do Sul, Sirlei não foge de desafios. Conheça mais sobre a prefeita que assume no dia 1º de janeiro a terceira maior cidade a ser administrada pelo PSB no estado. 
 
Nome: Sirlei Silveira (Professora Sirlei)
Idade: 58
Profissão: vereadora no segundo mandato
Formação: Pedagoga, com Pós-Graduação  em Alfabetização e Gestão Escolar. Estudante do 7º semestre do curso de Direito
Cidade Natal: Gravataí
 
PSB - O que, para você, é uma administração socialista?
Sirlei - Durante os quase oito anos que estive como vereadora em Taquara, sempre recebi de braços abertos a população no meu gabinete. Foi ouvindo as queixas e demandas dos moradores que criei leis em benefício de todos.
Mas chegou o momento que senti que queria fazer mais, ir além pela comunidade, propor mudanças mais profundas. Acredito no projeto que temos para Taquara e por isso aceitei a missão de colocar meu nome à disposição. No PSB, posso garantir que tenho total liberdade e incentivo para propor mudanças. Vamos fazer estas mudanças a partir do dia 1º de janeiro de 2021, quando começa nossa gestão.
Uma gestão socialista deve ser pautada nos desejos, anseios e problemas de toda a comunidade. Foi consciente desta premissa que, ainda em 2019, o Nelson Martins, meu vice, e eu começamos a construir nosso planejamento de governo: ouvindo as pessoas para saber o que elas queriam de mudança. Ouvimos os policiais, os professores, os profissionais da saúde, além de outros segmentos, e os moradores de todos os bairros e localidades. Ouvir, na nossa avaliação, é o primeiro passo para quem pretender governar pela população e fazer um governo socialista, em que o social vem em primeiro plano.
 
PSB - Qual projeto destacaria entre os que pretende implementar na tua cidade?
Sirlei - São muitos os projetos que vamos executar, de diferentes áreas, e que são muito necessários e urgentes. Dentre eles eu destacaria a criação de um instituto de saúde para gerir o Hospital Bom Jesus, criação de políticas públicas para mulheres através de uma coordenadoria específica, enxugamento da máquina pública cortando aluguéis desnecessários e reduzindo o número de cargos em confiança e secretarias, além de cuidar, de maneira assertiva e efetiva, do nosso interior, que precisa de atenção e desenvolvimento e da educação, que terá desafios muito grandes em 2021 para recuperar o conteúdo não alcançado em 2020. Neste momento, preciso alinhar com a equipe de governo o nosso planejamento, para definirmos as prioridades - com certeza as ações de enfrentamento à Covid-19 - e cronograma de metas.
 
PSB - Qual o primeiro problema que pretende combater à frente do Executivo?
Sirlei - Sem sombra de dúvida, o enfrentamento à pandemia. Estamos em um momento delicado, com lotação máxima da UTI do nosso hospital, altos índices de infecção pelo coronavírus. Precisamos de estratégias, através de um comitê de gestão envolvendo diferentes secretarias, para definirmos quais serão as ações para saúde, educação e planejamento. Tudo será feito com atenção, eficiência e assertividade para cada momento da pandemia em nosso município.
 

Fonte: Comunicação PSB RS