Schuch cobra prorrogação do Programa de Merenda Escolar com compra direita da agricultura familiar

16/01/2021 (Atualizado em 15/01/2021 | 17:25)

Em oficio ao ministro da Educação, MIlton Ribeiro, enviado nesta semana, o deputado socialista Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, solicitou a prorrogação da Resolução CD/FNDE nº 02/2020, que permite a distribuição dos kits da alimentação escolar. Conforme o parlamentar, sem estas normas, e sem também a prorrogação do Decreto Legislativo 06/2020, os municípios não poderão dar continuidade à distribuição dos kits de alimentos para os mais de 36,1 milhões de alunos brasileiros, colocando em risco a segurança alimentar e nutricional destas crianças e adolescentes.

 
Além disso, de acordo com Schuch, sem o fornecimento destes alimentos os agricultores familiares que integram parte da lista de fornecedores ficarão sem o canal comercial do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), perdendo a sua produção. "O PNAE é um programa de fundamental importância para a geração de renda na agricultura familiar, que no RS já vem sofrendo com os impactos da pandemia e da seca", destaca.
 
ENTENDA
Publicada em abril do ano passado para permitir que produtos da alimentação escolar pudessem ser distribuídos diretamente aos estudantes em forma de kits, a Resolução n° 2/2020, do FNDE, perdeu a validade no final do ano passado. Isso porque a normativa estava atrelada ao Decreto Legislativo n° 6/2020, que estabeleceu o estado de calamidade pública por conta da pandemia do coronavírus e cujos efeitos expiraram em 31 de dezembro de 2020.
Com isso, os alimentos adquiridos com recursos federais do PNAE a partir de 1° de janeiro deste ano não podem mais ser distribuídos aos estudantes. Apenas os gêneros alimentícios comprados até 31 de dezembro de 2020 podem ser entregues aos alunos da educação básica pública.


Fonte: Comunicação/Dep. Heitor Schuch