Desindustrialização é tema de debate no programa Pense Brasil

09/02/2021 (Atualizado em 23/02/2021 | 15:23)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Representando o Rio Grande do Sul, o presidente do PSB estadual, Mário Bruck, foi um dos convidados do programa Pense Brasil, uma iniciativa da Fundação João Mangabeira. O debate, transmitido na última segunda-feira, 08, via YouTube, abordou pautas relacionadas à desindustrialização e contou com a participação de Márcio Pochmann, professor da Unicamp, Elias Jabbour, especialista em desenvolvimento, e a mediação de Ricardo Coutinho, presidente da Fundação.


Na oportunidade, Coutinho citou as dificuldades que o País vem enfrentando, em um cenário de pandemia, com a saída da Ford do Brasil, deixando cerca de 118 mil desempregados, a falta de insumos farmacêuticos para a produção de uma vacina brasileira contra a covid-19 e com a redução de investimentos para fomento à pesquisa. Segundo Pochmann, o Brasil perdeu o seu dinamismo e está vivendo como em séculos passados, dependendo do mercado exterior.  "A partir dos anos 90, fomos nos afastando das possibilidades de inovação tecnológica, o que acarretou em um encolhimento precoce, onde o Brasil não tinha mais capacidade de produzir e competir internacionalmente".

Durante a conversa, Jabbour destacou as conquistas econômicas do Brasil entre os anos de 1930 e 1980. "Em 50 anos, conseguimos ter mais êxito do que a Europa em 300 anos, fomos o País que mais cresceu no mundo", disse. No entanto, para ele, o cenário atual não reflete os feitos do passado. Para Bruck, houve avanços na área social durante o governo do PT, contudo, no âmbito econômico, o Brasil encontrou dificuldades para voltar a crescer de forma sólida. "O Brasil precisa se reencontrar com o pensamento de nação para que consiga se fortalecer novamente, aprendendo com os erros do passado".

Confira o debate na íntegra no canal do Youtube da Fundação João Mangabeira, clicando aqui.

Fonte: Stéphany Franco | Assessoria de Comunicação PSB RS