PSB apoia movimento para vacinar toda população até setembro

12/02/2021 (Atualizado em 15/02/2021 | 09:19)

A presidente das lojas Magazine Luiza, Luiza Trajano, anunciou nesta semana, via Instagram, a criação do movimento ‘Unidos pela Vacina’. De acordo com a publicação, o objetivo principal da iniciativa é garantir que toda a população brasileira seja vacinada até setembro deste ano.

Para alcançar seu objetivo, Luiza convocou o Grupo Mulheres do Brasil, que conta com a participação de mais de 75 mil mulheres no país e no mundo. Segundo ela, o grupo irá alavancar campanhas de mobilização e também atuará em ações diretamente ligadas ao processo de vacinação, como a compra e produção de insumos (agulhas e seringas, por exemplo), bem como na produção das vacinas, realizada atualmente no Brasil pelo Instituto Butantã e a FioCruz. De acordo com Trajano, o foco do Unidos pela Vacina é, ainda, vencer a burocracia.

“Queremos usar nossa experiência, nossa força, para ajudar a destravar os problemas. Por exemplo, coisas que pelo rito normal demoraria um mês, queremos solucionar em 15 dias”, afirmou Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

Ainda nesta semana, será realizada a apresentação do movimento com detalhes das ações a serem desenvolvidas e quais outros parceiros já se engajaram na luta pela imunização da população, como a Federação Nacional de Bancos (Febrabam), que deve se juntar à iniciativa.

“O nosso objetivo é vacinar todos os Brasileiros até setembro deste ano. A gente não discute política, não procura culpado. A gente discute, sim, como levar a vacina até todas as pessoas do nosso país. Queremos ajudar a garantir que as vacinas cheguem a qualquer ponto do país, superando todo e qualquer obstáculo”, afirmou Trajano.

A iniciativa, além de garantir a imunização e a saúde da população, também irá beneficiar o país no campo econômico, muito afetado pela pandemia. De acordo com informações divulgadas pelo site da revista Exame, especialistas apontam a vacina como fundamental para a retomada da economia, tendo o Banco Itaú já se posicionado no início do mês informando que, uma vacinação em ritmo lento, poderia significar um crescimento do PIB para este ano de apenas 50% do previsto.

Fonte: Socialismo Criativo – Jaqueline Nunes