160 anos: Passo Fundo vai respirar cultura em 2017

14/02/2017 (Atualizado em 13/02/2017 | 19:19)

Luciano Azevedo (PSB) é o prefeito de Passo Fundo
Luciano Azevedo (PSB) é o prefeito de Passo Fundo

No ano em que completa 160 anos, Passo Fundo terá, além da programação regular, uma série de atividades culturais em comemoração ao aniversário do município. Ao longo de todo o ano, serão realizadas ações de diversas manifestações culturais, que vão do teatro à literatura, das artes às apresentações na rua. Essa é a ideia da Prefeitura de Passo Fundo, encabeçada pela Secretaria de Cultura. 

Além das atividades comemorativas, também é neste ano que será realizada a primeira edição remodelada da Jornada Nacional de Literatura, que acontece no mês de outubro, numa parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e prefeitura. Este evento por si só será o responsável por manifestações culturais em diversos pontos, o que está sendo chamado de “jornalização” da cidade, com objetivo de aproximar os escritores dos leitores.

Ainda este ano deve ser inaugurado um novo palco de espetáculos no Espaço Cultural Roseli Doleski Preto. Trata-se de um anfiteatro ao ar livre, que está sendo construído entre os prédios, na área aberta atrás do prédio da antiga prefeitura. No mesmo local também será implantado o novo prédio do Instituto Histórico Regional que, embora não pertença ao município, vai agregar ao Espaço Cultural mais um local onde os aspectos culturais são o ponto forte, conforme comenta o secretário de Cultura, Pedro Almeida.

O complexo compreende ainda os prédios históricos dos museus, da Academia Passo-fundense de Letras, e do Teatro Municipal Múcio de Castro, este que recebeu no ano passado 170 espetáculos, número que deve ser repetido ou até mesmo superado este ano. Outro destaque é a inauguração, prevista para março, de uma sala para exposições artísticas no segundo andar do teatro, onde a principal homenagem será à artista passo-fundense Desdêmona Machado Aires, que dará nome ao lugar.

A expectativa é ainda para que em 2017 o prédio Prisma, que fica no Parque da Gare, seja inaugurado. “São 600 m² destinados a manifestações literárias, atividades que serão coordenadas pela professora Tânia Rösing”, comenta o secretário. Com tudo isso, a ideia é manter o setor ativo durante todo o ano: “mesmo com a retração na economia, nosso foco será fazer a cultura acontecer. Acredito que o setor nunca esteve tão bem organizado e tão unido, especialmente com o Conselho Municipal de Cultura”, salienta Almeida.

 

Ascom Prefa. Passo Fundo

 

Foto: Divulgação/PMPF - Espaço Cultural Roseli Doleski Preto vai ser palco de diversas manifestações culturais 

Fonte: Ascom Prefa. Passo Fundo