Lei de Incentivo ao futebol feminino é pauta de reunião com a Federação Gaúcha de Futebol

25/03/2021 (Atualizado em 25/03/2021 | 09:36)

Foto: Divulgação/Ascom Dep. Franciane Bayer
Foto: Divulgação/Ascom Dep. Franciane Bayer

Autora de Lei 15.416, que determina que as entidades da administração pública, ao patrocinarem o futebol profissional masculino, deverão destinar 5% do valor para ser investido no futebol feminino, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) reuniu-se com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, nesta quarta-feira (24).  Na pauta do encontro, realizado na sede da Federação, as tratativas para regulamentar a nova legislação. "É muito importante estarmos alinhados, pois ficará sob responsabilidade da Federação a aplicação dos valores. Por isso, fiz questão de vir pessoalmente anunciar que a Secretaria Estadual do Esporte está criando um Grupo de Trabalho para agilizar a regulamentação da Lei", informou Franciane. A deputada também encaminhou uma demanda que vem recebendo da categoria para que seja criado um Departamento que atenda o futebol feminino dentro da Federação.

Franciane Bayer detalhou ao presidente que o patrocínio será destinado para garantir a infraestrutura das atletas durante os campeonatos. "Sei das dificuldades enfrentadas pelas meninas que, diferente dos atletas que vivem exclusivamente do esporte, muitas vezes têm que conciliar os treinos com o trabalho, os filhos, a casa. Esta lei veio com o propósito de ser um incentivo para valorização da modalidade que vem crescendo nos últimos anos e carece de investimentos público e privado. Queremos que o futebol feminino desponte e este é o ponta pé inicial para que as muitas Martas escondidas aqui no Estado sejam reveladas".

Também participaram do encontro o secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, o diretor Jurídico, Carlos Schneider, e o assessor parlamentar, Aryan Morais.

Fonte: Ascom Dep. Franciane Bayer