Definido cronograma nacional de debates virtuais para a autorreforma do PSB

30/03/2021 (Atualizado em 30/03/2021 | 10:42)

Em reunião neste último sábado (27), a Comissão de Sistematização da Autorreforma do PSB tratou do cronograma do Ciclo de Debates da Autorreforma com os coordenadores estaduais da Fundação João Mangabeira (FJM).

Os encontros devem ocorrer entre 19 de abril a 26 de julho deste ano, a cada quinze dias, de forma virtual, sempre às segundas-feiras, às 19h, com as presenças de acadêmicos, especialistas, representantes de partidos políticos, entre outros convidados, para debate sobre as teses da autorreforma. As discussões serão abertas à participação de qualquer interessado, em cumprimento à proposta do PSB de discutir a reformulação do partido com a sociedade em geral.

“Socialismo Criativo” (eixo V) será o primeiro tema da rodada, no dia 19 de abril, com mediação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e os debatedores Domingos Leonelli, presidente do Instituto Pensar e coordenador do site Socialismo Criativo e Luiz Horta, doutor em Filosofia do Direito e professor titular de Teoria do Estado na Universidade Federal de Minas Gerais.

O segundo debate, em 3 de maio, será sobre o tema Brasil potência criativa e sustentável (Introdução) e terá como mediador o professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Bracarense, e como debatedores o presidente do PSB, Carlos Siqueira e o presidente da Fundação João Mangabeira (FJM) e ex-governador de São Paulo, Márcio França. Os mediadores e debatedores dos outros eixos temáticos da autorreforma ainda serão definidos pela comissão.

Na reunião, a comissão de sistematização sugeriu que as coordenações da FJM nos estados sejam responsáveis por organizar as discussões sobre cada tese da autorreforma – proposta no cronograma prévio nacional (veja abaixo) – com a militância, parlamentares, chefes de Executivos estaduais e municipais do partido e população local. A ideia é que as propostas da autorreforma do PSB sejam adaptadas à realidade de cada região e que possam ser referendadas nos congressos municipais (em setembro), e estaduais (em outubro) para, então, serem levadas ao Congresso Nacional, em novembro.

Cada coordenação da FJM irá organizar as discussões estaduais, de forma virtual. Elas devem seguir o cronograma nacional pré-determinado pela comissão de sistematização mas podem, inclusive, ampliar os debates com outros temas não contemplados na proposta nacional. Porém, cada coordenação deve realizar, no mínimo, uma reunião por mês com todo o partido, com a participação dos respectivos presidentes dos diretórios estaduais, de parlamentares, prefeitos e vice-prefeitos. A ideia é que os encontros estaduais sejam complementares ao ciclo nacional de debates.


Clique aqui e garanta o seu livro virtual.

Ciclo de Debates da Autorreforma:

Abril  (19/04) –  V-  Socialismo criativo
Maio (03/05) – Introdução – Brasil potência criativa e sustentável
Maio  (17/05) – III-  Amazônia 4.0 (Desenvolvimento Sustentável)
Maio  (31/05) – IV –  Revolução criativa na educação
Junho (14/06) – I-  Reformas do Estado e política e Novo federalismo
Junho (28/06) – II – Economia criativa como estratégia de desenvolvimento
Julho (12/07) –  II-  Renascimento criativo da indústria
Julho (26/07) – IV – Cultura e diversidade

Fonte: Assessoria de Comunicação/PSB nacional