ALRS instala CPI para investigar aumento abusivo de medicamentos e insumos para covid-19

31/03/2021 (Atualizado em 31/03/2021 | 13:28)

Foto: Luchschen/Thinkstock
Foto: Luchschen/Thinkstock

Investigar os aumentos exorbitantes de preços de medicamentos e insumos utilizados no tratamento dos pacientes da Covid-19 no RS. Este é o objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa. Durante 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias por deliberação do plenário, a CPI deverá ouvir representantes do setor público e privado e da indústria farmacêutica para apurar as razões do aumento exorbitante desses medicamentos, denunciados durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS.

A deputada estadual Franciane Bayer, representando o PSB, compõe o grupo de 11 deputados titulares que, ao lado do presidente da CPI, deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), atuará nas oitivas e investigações, conforme as prerrogativas desse instrumento legislativo. "Recebemos inúmeras denúncias sobre o assunto na Comissão de Saúde, em especial dos medicamentos que compõe o kit necessário para intubação. Neste momento de calamidade que enfrentamos, é inaceitável que isto esteja acontecendo e como representantes do povo temos a obrigação e responsabilidade de investigar", argumenta Franciane.

O ato de instalação da CPI e posse dos titulares foi em formato virtual, com transmissão pela TVAL e redes sociais.

Além do Dr Thiago Duarte e da deputada Franciane Bayer, são titulares da CPI dos medicamentos os seguintes parlamentares: Jeferson Fernandes (PT), Fernando Marroni (PT), Vilmar Zanchin (MDB), Clair Kuh (MDB), Sérgio Turra PP), Aloísio Classmann (PTB), Tenente Coronel Zucco (PSL), Luiz Marenco (PDT), Faisal Karam (PSDB) e Any Ortiz (Cidadania).

Fonte: Ascom Dep. Franciane Bayer