SOP avança em projeto para a regularização fundiária na Capital

01/04/2021 (Atualizado em 05/04/2021 | 09:28)

Dando continuidade ao projeto de regularização fundiária de áreas localizadas na capital e na Região Metropolitana, integrantes da Secretaria de Obras e Habitação estiveram na Vila Dormênio/Pantanal, em Porto Alegre. Na pauta os ajustes para o início do levantamento topográfico e dos laudos técnicos ambientais na localidade.  

Os serviços serão realizados pela empresa Aerogeo Aerofotogrametria, Geoprocessamento e Engenharia LTDA. A equipe do departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP (Derer) entregou ofício do secretário José Stédile contendo todas as informações sobre o trabalho que será desenvolvido.

O Derer é o responsável por determinar os locais contemplados levando em consideração a demanda reprimida das áreas inseridas no Programa Estadual de Regularização Fundiária. “A empresa iniciou os trabalhos no último dia 24 de março, na mesma data da reunião. Até o momento, as vilas Salvador França e São Judas, ambas em Porto Alegre, já receberam os estudos”, contextualizou a diretora Letícia Gomes.

Realizada na quadra de esportes da Associação de Ensino e Assistência Social Santa Teresa de Jesus (Casa Santo Enrique), a reunião contou com a presença da irmã Marguit Lopes de Gusmão, do topógrafo Nicolau Koehler Filho, representante da empresa, além de lideranças comunitárias. O Derer-SOP também foi representado pelo engenheiro Miguel Farias e pela socióloga Samira Rada.

Saiba mais

No total, o governo do Estado está investindo R$ 896.690,33 para a execução dos estudos que contemplará 73 hectares na capital e na Região Metropolitana, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

“A partir do estudo será possível regularizar mais de 3 mil lotes na região, beneficiando 12 mil pessoas”, repercutiu Stédile, lembrando, ainda, que o Programa Estadual de Regularização Fundiária é projeto estratégico do governo do Estado na gestão 2019-2022.

Fonte: POR Saul teixeira - ASCOM SOP/RS