Estado define vacinação de Bombeiros Voluntários contra Covid-19

19/04/2021 (Atualizado em 19/04/2021 | 10:21)

Foto: Divulgação / Ascom dep Elton Weber
Foto: Divulgação / Ascom dep Elton Weber

Após a articulação da Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa, os 437 bombeiros voluntários gaúchos, de 20 municípios, que ainda não haviam sido vacinados contra a Covid-19 serão incluídos na imunização das forças de segurança a partir da próxima semana.

A confirmação da Secretaria de Saúde do Estado veio após o pleito da Associação dos Bombeiros Voluntários do RS (Voluntersul) feito em março ter sido reforçado, na segunda-feira, pelo presidente da Frente, deputado Elton Weber, ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior.

Outros 850 Bombeiros Voluntários de 30 municípios já haviam sido imunizados durante a etapa que incluía equipes de saúde. A vacinação de todos ainda não havia ocorrido por ruídos de interpretação das normas federal e estadual. “No Rio Grande do Sul, o entendimento inicial – principalmente entre parte das prefeituras – foi de que, no caso dos bombeiros, a vacinação seria apenas para as unidades vinculadas ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Neste sentido, foi importante o reconhecimento da expressão "bombeiro voluntário”, explica o presidente da Voluntersul, Anderson Jociel.

O deputado saudou o posicionamento do Estado, que reforçou oficialmente que os Bombeiros Voluntários integram o grupo prioritário das forças de segurança a serem imunizados. “ Muito importante a oficialização já que esses profissionais atendem diretamente as comunidades, inclusive atuando, em muitos casos, no acompanhamento em ambulâncias da SAMU”.

Fonte: Ascom dep. Elton Weber