Projeto de cicloturismo terá mais de 100 quilômetros de estradas pelo interior de Taquara

13/05/2021 (Atualizado em 13/05/2021 | 17:54)

Iniciativa é idealizada pela Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas e tem parceria da Prefeitura

divulgação PMT
divulgação PMT

Os vales e montanhas do interior de Taquara são o cenário do projeto de cicloturismo idealizado pela Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (Atac) em parceria com a Prefeitura de Taquara. Nesta primeira fase, está sendo feito o traçado do roteiro, que será batizado de Caminhos da Serra Velha, resgatando o patrimônio histórico, cultural e natural do Município.
 
A previsão, conforme o idealizador do projeto, Humberto Klein, é de que a proposta seja apresentada em agosto, durante a semana do ciclismo em Taquara, de 19 a 25 daquele mês. Na manhã desta quinta-feira (13), Klein e os secretários de Interior e Serviços Rurais, João Carlos de Brito, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Kaiser, percorram algumas localidades que serão incluídas no trajeto, como Padilha, Morro Alto, Rio da Ilha, Ilha Nova, Três Irmãos. 
 
A intenção é de que a iniciativa extravase para municípios vizinhos, como Igrejinha, São Francisco de Paula e Rolante. “Algumas estradas foram utilizadas por tropeiros entre a Serra, o litoral norte e a capital. Têm um valor histórico muito forte para Taquara e região”, destaca a prefeita Sirlei Silveira, entusiasta da iniciativa.
 
Neste momento, o Município trabalha no levantamento financeiro para implantar o projeto, com a instalação de sinalização indicativa e materiais de divulgação. Conforme Douglas, será necessário buscar parcerias com a iniciativa privada ou através de emenda parlamentar para execução, prevista para ocorrer até dezembro deste ano. “Temos muita vocação para o cicloturismo, bem como para o turismo rural. Os trajetos passam por casarões antigos, igrejas e sociedades de canto, que remetem às formações de nossas comunidades interioranas”, destaca o secretário.

Fonte: PMT