Últimas Notícias

Prefeita Fábia Richter (PSB) recebe o Troféu Mulher Cidadã 2017

Fábia Richter é prefeita de Cristal pelo PSB/RS
Fábia Richter é prefeita de Cristal pelo PSB/RS

A prefeita de Cristal, Fábia Richter (PSB), foi agraciada nesta quarta-feira (08/03) com o Troféu Mulher Cidadã 2017, honraria concedida pela Assembleia Legislativa. A sessão solene em homenagem ao dia Internacional da Mulher foi presidida pela vice-presidente do parlamento gaúcho, deputada Liziane Bayer (PSB), que entregou o prêmio à prefeita socialista. “O prêmio é uma forma de reconhecimento e incentivo. Reconhece nosso esforço, nosso trabalho e nossa luta pela mulher e pela efetivação dos nossos direitos. Como enfermeira, cuidar da saúde das mulheres é a minha grande tarefa”, destacou Fábia, que recebeu a distinção na categoria Saúde da Mulher. Fábia é enfermeira, especializada em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gestão Pública e Gestão Hospitalar, com MBA em Gestão de Pessoas.

Entre as ações pela promoção da saúde da mulher, Fábia relembrou que Cristal foi o primeiro município do Estado a vacinar as mulheres contra o HPV, na época em que ela era Secretária Municipal de Saúde. “Tomamos essa atitude num período em que quase ninguém falava do vírus na América Latina”, disse. Ela também salientou as ações transversais e integradas visando a promoção da saúde mental e a prevenção da perturbação mental durante seu primeiro mandato à frente da prefeitura de Cristal. “Algumas das doenças são ligadas as tristezas, dores emocionais. A partir desse cenário, produzimos ações para a geração de renda, além de outras atividades visando o bem-estar da mulher, como a oferta de aulas de dança”, pontuou. Fábia também citou o sucesso do programa ‘Mulher Coopera’, que facilita a integração da mulher ao mercado de trabalho. “As mulheres encontram naquele espaço um lugar de produtividade. Elas referem que o projeto é sinônimo de promoção da saúde, já que elas brincam entre elas, ganham dinheiro, se ocupam, e com isso, voltam para a casa mais felizes e satisfeitas”, disse.

Reeleita com 2.830 votos, Fábia teve o primeiro mandato marcado pelos avanços obtidos nas áreas da saúde, educação e o desenvolvimento econômico e social como principais credenciais para seguir liderando o município. “Temos feito uma gestão profissional moderna, com indicadores e resultados, tendo como foco os que mais precisam”, destacou. Mestranda em recursos Humanos e Gestão de Conhecimento, ela lembrou também que os investimentos na atenção básica em saúde e o combate ao analfabetismo norteiam a gestão socialista em Cristal. Coordenadora do grupo de trabalho de mulheres da Famurs (Federação das Associações de Municípios no Rio Grande do Sul) e ex-tesoureira da entidade na gestão 2014/2015, ela defende a união das mulheres em busca do protagonismo na política partidária. “Precisamos somar forças e estar unidas para nos protegermos. Ser mulher é bem difícil, ainda mais na política que é um ambiente dominado predominantemente por homens”, finalizou.

O líder da Bancada do PSB/RS na Assembleia Legislativa (AL/RS), deputado Catarina Paladini, destacou a excelência da gestão de Fábia, que serve de exemplo pela maneira como que está enfrentado e superando os principais desafios na administração pública. “Entre outros títulos e feitos, Fábia Richter orgulha a todos nós, socialistas, por seu caráter, personalidade, liderança, gestão e compromisso com os ideais de justiça e igualdade de oportunidades”, disse, lembrando também que a socialista consolidou-se como uma liderança regional, sendo também presidente da Associação dos Prefeitos da Costa Doce e Vice-presidente do consórcio intermunicipal da Costa Doce.

A secretária de Mulheres do PSB/RS, Maria Luiza Loose (Malu), destacou que o currículo de Fábia ilustra o merecimento pela honraria. “Ficamos muito felizes pelo prêmio. Nosso trabalho aposta e valoriza as companheiras que lutam pela efetivação das políticas públicas destinadas às mulheres em todas as esferas. A nossa prefeita reeleita é uma liderança consolidadas que desempenha muito bem seu papel, sempre promovendo o necessário recorte de gênero”, comemorou.

A socialista Mari Machado, secretária-geral do PSB/RS e Secretária especial do PSB nacional, recebeu a honraria em 2013 na categoria Promoção da participação política da mulher. Ela foi eleita vice-prefeita de Santana do Livramento no ano passado.  

 

Foto: Elaine Martins

Fonte: Saul Teixeira - Ascom PSB/RS

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER