PSB estadual lança neste sábado o nome de Beto Albuquerque para o governo do Estado

02/09/2021 (Atualizado em 03/09/2021 | 12:18)

Em um grande encontro, que contará com membros de todo o Estado, a direção estadual do Partido Socialista Brasileiro lança neste sábado (4), oficialmente, o nome de Beto Albuquerque como pré-candidato a governador do Estado. O evento começa às 9h no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O lançamento oficial da candidatura será às 10h30, com transmissão via Facebook.com/psbrs.

As principais lideranças socialistas confirmaram presença. “Desde 2006 que o partido não tinha candidato a governador, mas através de um trabalho nas bases, conseguimos mobilizar todo o partido (os socialistas) para, em 2022, termos reais possibilidades de levar ao Piratini um líder histórico, Beto Albuquerque”, afirmou o presidente estadual do PSB, Mário Bruck.

Deputado federal mais votado do partido, Heitor Schuch também enalteceu o fato de o partido, 15 anos depois, ter candidatura própria ao Piratini. “O PSB, em sua essência, trabalha para uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades. Neste momento, é o que o Rio Grande mais precisa, e nome de Beto Albuquerque é uma garantia de seriedade na administração e olhar humanos para comandar o Estado”, acrescentou Schuch.

Natural de Passo Fundo, Beto foi duas vezes deputado estadual (1990 e 1994) e, depois, quatro vezes seguidas como deputado federal, nas eleições de 1998 a 2010. Neste período, atuou ainda como secretário estadual de Transportes (governo Olívio Dutra) e de Secretaria de Infraestrutura e Logística (governo Tarso Genro).

Em 2014, então líder do PSB na Câmara Federal, Beto foi candidato a vice-presidente da República na chapa com Marina Silva, que obteve mais de 22 milhões de votos e ficou em terceiro lugar. Atualmente, ele é vice-presidente nacional de Relações Governamentais do PSB.

“É para frente que a gente anda, e é para frente que o Rio Grande do Sul tem de andar. Não é só comemorando façanhas passadas que vamos avançar no tempo e gerar esperanças. Com criatividade, podemos, sem dúvida, pavimentar o caminho para o futuro com melhores condições para o Rio Grande”, disse Beto.

A direção estadual do PSB começou, em abril, as tratativas para o início da construção da candidatura de Beto Albuquerque ao Piratini.


Encontros preparatórios

O evento marca ainda o último da série de oito encontros feitos pela direção estadual para preparar os diretórios visando os congressos municipais da sigla, que devem ser realizados até dia 10 de outubro. Em cada um dos eventos, o sociólogo Renato de Oliveira, ex-professor da Ufrgs, discorreu sobre a situação socioeconômica de cada região do Rio Grande do Sul, explicando as origens dos problemas e apontando soluções. E Mário Bruck passou informações sobre a Autorreforma, movimento criado pelo PSB nacional para atualizar seu programa partidário.


Fonte: Ascom PSB RS