Schuch cobra votação de projeto que garante 14º salário a aposentados

16/09/2021 (Atualizado em 16/09/2021 | 12:07)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) cobrou hoje (15) na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara a votação do parecer da relatora Flávia Morais (PDT-GO) pela aprovação do Projeto de Lei 4367/2020 que cria o 14º salário aos aposentados em razão da pandemia. A proposta é do gaúcho Pompeo de Mattos (PDT/RS) e aguarda análise na comissão para seguir tramitação na Casa.


De acordo com o parlamentar, a crise financeira desencadeada pela pandemia da Covid-19 impactou vários setores e categorias, como os aposentados do INSS que estão sofrendo com a alta generalizada dos preços dos produtos e do custo de vida. Existem no país mais de 34,5 milhões de pessoas que recebem benefícios previdenciários do INSS, destes 22,6 milhões o valor é de um salário mínimo, recurso que na maioria dos casos é o esteio financeiro que estrutura a família, situação que se intensificou ainda mais com a perda de renda e o fechamento de milhões de postos de trabalhos no país desde o ano passado. "Além disso, os valores recebidos como abono anual, o 13º salário, pelos aposentados e pensionistas, serviu para auxiliar na preservação da economia neste período de pandemia, e fará muita falta no final do ano, momento em que o país estará voltado para a retomada econômica", argumenta. "Este socorro poderia ajudar a melhora muito a realidade econômica de diversos municípios e do país".


Na avaliação do parlamentar, os efeitos da crise atual deverão ser sentidos ainda por um longo período, e o aumento da inflação, que já soma 9,85% nos últimos 12 meses, só piora o cenário. Os medicamentos, por exemplo, principal destino dos salários dos aposentados tiveram um reajuste de 10,08%, com previsão de mais aumento em 2021.  "Para pagar este projeto seriam necessários apenas R$ 25 bilhões para um ano, um montante pequeno se comparado ao que o governo paga de juros da dívida pública".

Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch