“PSB tem agido ativamente na luta contra fake news”, afirma Siqueira em debate on-line

17/09/2021 (Atualizado em 17/09/2021 | 12:19)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao afirmar que o PSB tem agido “ativamente na luta democrática que é o combate a fake news no Brasil”, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, iniciou sua fala em mais uma live da série “A Revolução Brasileira”, organizada para debater a autorreforma do PSB e a revolução brasileira no século 21, a partir da concepção do historiador brasileiro Caio Prado Júnior.

A transmissão teve como tema a “Luta contra as Fake News” e foi compartilhada nas redes sociais do partido, na tarde desta quinta-feira (16).

Siqueira lembrou aos participantes da transmissão e ao público que acompanhava o encontro que o PSB foi o primeiro partido a ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal de Federal (STF) pedindo a derrubada da Medida Provisória 1.068/2021, editada por Bolsonaro, que alterava o Marco Civil da internet. A emenda foi amplamente criticada por limitar a remoção de fake news, aumentar a desinformação e os conteúdos de ódio em redes sociais.

“A ministra Rosa Weber chegou a conceder a liminar e submeter ao plenário e, simultaneamente, o Congresso Nacional através de seu presidente Rodrigo Pacheco devolveu a MP que não podia ser, por diversas razões, editada. Tanto o Supremo, quanto o Congresso reagiu com rapidez e a MP foi cancelada por perder o objeto”, explicou.

O socialista fez questão de frisar que o convívio com fake news não é uma realidade apenas no Brasil e que a tática é usada por sistemas extremistas ao redor do mundo.

“O fascismo e o nazismo usaram fartamente a mentira, enganaram populações inteiras durante muito tempo e levaram a humanidade às tragédias que conhecemos. A extrema-direita agora voltou de uma forma mais sofisticada para destruir os processos democráticos”, afirmou.

Além de Siqueira, participaram da live a deputada federal e relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News, Lídice da Mata (PSB-BA), o secretário de comunicação do governo do Estado do Maranhão, Ricardo Cappeli, a representante da Juventude Socialista Juliene Silva, e o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli. O encontro foi mediado por James Lewis.

No início da live, houve o compartilhamento de um vídeo feito pelo delegado da Polícia Federal e técnico da CPMI das Fake News, Carlos Eduardo Sobral. Ele ressaltou a importância de lembrarmos da delicadeza do tema já que não se trata de uma “mentira que se restringe ao âmbito pessoal” e sim “uma desinformação, ou má informação, que causa danos a pessoas, corporações, incorporações, instituições e ao país”.

Lídice reforçou os pontos do delegado ao comentar as absurdas afirmações de Bolsonaro e de sua base. “Fake news são resultado de uma ação coordenada, vinda de um grupo de pessoas com intenção clara de causar danos à sociedade. O presidente é um beneficiário disso e agora tenta fazer seu governo também se beneficiar disso”, explicou.

Fonte: PSB nacional