CCJ aprova proposta de Júlio Delgado que obriga ensino médio a ofertar língua espanhola

22/10/2021 (Atualizado em 22/10/2021 | 12:00)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou o substitutivo do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) ao Projeto de Lei 3380/15 que inclui como disciplina obrigatória a língua espanhola na grade curricular do Ensino Médio.

De acordo com a proposta, a oferta de idioma será optativa no ensino fundamental e obrigatória, assim como o inglês, no Ensino Médio, podendo haver a oferta de outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

Segundo Júlio Delgado, o objetivo é garantir aos estudantes mais preparo para o Enem. “Tem a opção do inglês ou do espanhol e 63% deles fazem a opção pelo espanhol achando que o ‘portunhol’ vai facilitar na prova, e não vai, porque tem uma diferença profunda. O substitutivo incluirá obrigatoriamente tanto o estudo da língua inglesa quanto da língua espanhola, e poderá haver a oferta de outras línguas, em caráter optativo”, explicou.

Tramitam em conjunto ao projeto principal, do Senado, outras 58 propostas. Entre outros pontos, a proposição original estabelece ainda que os conteúdos curriculares da educação básica deverão observar, entre suas diretrizes, a introdução do estudo da Constituição Federal.

Fonte: PSB nacional - Com informações da Agência Câmara