Lira diz que candidaturas de Moro e Deltan aniquilam operação

05/11/2021 (Atualizado em 05/11/2021 | 13:41)

reprodução internet
reprodução internet

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista à CNN que a Lava-Jato é aniquilada pelo anúncio de que ex-integrantes dessa operação serão candidatos nas eleições do ano que vem, incluindo o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

“Isso deixa claro que o objetivo da operação, com todos os acertos que teve, era sempre o protagonismo político, a ação política para dela fazer uso”, analisou o presidente da Câmara. “O procurador Dallagnol, que cometeu inúmeros abusos, foge das punições do CNMP para se candidatar. Espero que tenha sucesso, que possa ir para o Congresso e lá a gente possa travar bons debates”, disse.

Já para os advogados que atuaram na defesa do ex-presidente no âmbito dos processos da Lava Jato, as recentes movimentações de Moro e Dallagnol comprovam críticas que eles sempre fizeram a ambos.

Leia também: Após escândalos da Lava jato, Dallagnol deixa o MP e quer ser deputado federal

Defesa de Lula aponta interesse por foro privilegiado

Ao O Globo, o advogado Cristiano Zanin declarou que “ambos sempre estiveram na política, só que antes usavam os seus cargos no sistema de Justiça para atacar adversário e até mesmo advogados de seus adversários”.

O advogado Luiz Carlos Rocha, que também atuou na defesa de Lula, declarou que o ex-juiz e o ex-procurador buscam o foro privilegiado e que vão buscar cargos onde tenham certeza de suas respectivas eleições.

Com isso, como antecipou Lira, as próximas eleições teriam dois novos nomes que movimentaram o universo político nos últimos anos. “Na minha avaliação, o que Moro e Dallagnol buscam são a prerrogativa de foro e a estabilidade de cargos públicos. Acredito que o ex-juiz não chegará a se lançar candidato à Presidência, mas vai concorrer a um cargo que tenha certeza de vitória”, disse Rocha.

Com informações da Agência Câmara de Notícias e Revista Fórum

Fonte: Socialismo Criativo