PSB de Cidreira dá exemplo de fiscalização e leva prefeito à renúncia

26/11/2021 (Atualizado em 29/11/2021 | 11:30)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um intenso trabalho de fiscalização capitaneado por vereadores do PSB, em Cidreira, resultou em mudança no Executivo local e esperança de dias melhores a um dos mais tradicionais municípios do Litoral Gaúcho. Investigado em 24 comissões processantes da Câmara Municipal, o prefeito Alex Contini (PP) renunciou ao cargo. “Temos acompanhado o intenso trabalho realizado pelos nossos vereadores Romildo e Paulo Catarina em Cidreira. Fiscalizar o poder público e exigir transparência e honestidade é um dos preceitos do socialismo. A insistência deles em lutar por uma sociedade melhor serve de exemplo”, elogiou o presidente estadual Mário Bruck.

Por meses, os vereadores Romildo da Silveira, o Milico, e Luiz Paulo Cardoso, o Paulo Catarina, se debruçaram sobre notas e outros documentos emitidos pela Secretária da Saúde e outros braços da prefeitura local. O trabalho culminou na abertura de 24 comissões parlamentares (processantes e de inquérito). Entre as denúncias estão o desvio de dinheiro da merenda escolar, superfaturamento na compra de testes para Covid-19 (feita com uma empresa não cadastrada na Anvisa) e superfaturamento na compra de materiais de construção. Na quinta-feira, o relatório seria anunciado na Câmara pedindo a cassação do prefeito, que se antecipou e, na quarta-feira, alegando “motivos de ordem pessoal”, entregou à Câmara de Vereadores sua carta de renúncia.




“Não fosse o empenho dos socialistas, as irregularidades seguiriam em Cidreira, causando sérios prejuízos à população. Parabéns aos nossos vereadores”, elogiou o coordenador da Regional do Litoral do PSB, Aclenei de Jesus. O agora ex-prefeito Alex Contini entregou, no final da tarde de quarta-feira, na Câmara de Vereadores, sua carta de renúncia, na qual alega “motivos pessoais”.

Na quinta-feira, ocorreu a cerimônia de posse do vice-prefeito, Elimar Pacheco (PSDB). Na solenidade, Paulo Catarina agradeceu o apoio do presidente Mário Bruck e desejou “sabedoria e habilidade” ao novo prefeito. “Como representante do PSB, tenho o compromisso e a responsabilidade com nossa comunidade. Temos de entender que precisamos de uma grande mudança”, avaliou o vereador, relator de cinco CPPs. 

“Sei da capacidade do prefeito e que realmente vai botar o município no trilho certo. Para mim, o que passou com a renúncia do ex-prefeito, fica no passado”, acrescentou Milico, que participa de outras quatro comissões.

Fonte: Ascom PSB RS