Secretário adjunto de Obras e Habitação do RS visita Cachoeira do Sul e recebe pedidos de investimentos no interior

02/12/2021 (Atualizado em 03/12/2021 | 17:34)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O PSB de Cachoeira do Sul recebeu, na noite de sexta-feira (26), no salão de festas da AFCEEE, o secretário adjunto de Obras e Habitação do RS, Giovane Wickert. Ex-prefeito de Venâncio Aires, reconhecido e premiado por desenvolver programas de gestão humanizada, de empreendedorismo e envolvimento com o cidadão, Wickert, além de compartilhar boas práticas de gestão com os colegas partidários, também explicou detalhes do sistema coletivo de redução de flúor em poços tubulares a serem instalados na localidade do Piquiri no começo de 2022.




O projeto, desenvolvido pela Unisc, com a cooperação do governo do Estado e da Corsan, busca reduzir o nível de flúor na água de poços que abastecem as comunidades do interior nas Regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari. O modelo experimental do sistema já foi aplicado para o uso doméstico em residências de Restinga Seca, São Sebastião e Novo Xingu.  Agora, em nova fase, o sistema a ser implantado em Cachoeira está voltado para a distribuição: a água sai do poço para o reservatório e, antes de chegar na residência, é tratada. Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária de Cachoeira do Sul, Fernando Cantarelli, estima-se que o sistema deva beneficiar em torno de 200 famílias com água adequada para o consumo.

O novo sistema aumenta o custo de quem recebe água.  Wickert explica que serão cobrados, em média, R$ 0,25 por metro cúbico. Ainda de acordo com o secretário adjunto de Obras do RS, outro caminho a seguir é a osmose, no entanto, a manutenção é mais elevada, o que resultaria em faturas mais caras.  Conforme o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, o investimento médio no sistema será em torno de R$ 500 mil.



Ainda na ocasião, o vereador Ronaldo Trojahn (PSB) aproveitou a visita do secretário para solicitar outros investimentos no interior, a exemplo da cedência de máquinas do governo estadual para serem utilizadas nas estradas.  Durante a passagem por Cachoeira, Wickert - além de ir até o local onde será construído o sistema -  também foi recepcionado pelo prefeito, José Otávio Germano, pelo secretário de Agricultura e Pesca, Fernando Cantarelli, e pelo gestor da Corsan, Neorildo Dassi.


Fonte: Ascom PSB Cachoeira do Sul