Pelotas: Marisa Schwarzer debate sobre as dificuldades enfrentadas na área da educação municipal

03/12/2021 (Atualizado em 03/12/2021 | 17:18)

Obras estagnadas de escolas e creches no Laranjal e na Colônia Z3 foram pauta do encontro com a secretária de educação e desporto, Adriane Silveira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No início da tarde da última quinta-feira (2) a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) esteve reunida com a secretária municipal de educação e desporto, Adriane Silveira, para discutir as dificuldades enfrentadas na área da educação no bairro Laranjal, Barro Duro, Colônia Z3 e arredores.


A falta de creches, para a vereadora, é um problema latente e foi um dos temas principais do encontro. Atualmente, muitas famílias que moram na região, algumas em situação de extrema vulnerabilidade social, ficam impedidas de trabalhar por não terem onde deixar seus filhos pequenos. "Por serem muito distantes do centro, tanto Laranjal quanto a Z3, a complexidade do tema se torna ainda maior", destacou Marisa. Atualmente a região conta com aproximadamente 45 mil habitantes, o que reforça o ponto abordado pela vereadora. 


Ainda sobre a educação infantil, a parlamentar questionou o motivo de tantas obras de escolas e creches não terem sido finalizadas no município, incluindo construções no Laranjal. De acordo com a secretária, a dificuldade está principalmente na captação de verba para a conclusão do serviço. Como as obras são cadastradas em um programa de financiamento do governo federal, até mesmo a tentativa de dar sequência com recursos próprios, se torna um processo demorado e burocrático. "Pedimos urgência na análise da situação e na busca de uma solução adequada. Queremos saber quando a localidade vai ter acesso a esse serviço tão essencial", disse Marisa.  A secretária se comprometeu a dar atenção especial ao caso e realizar um estudo de viabilidade, nos próximos meses, para dar sequência ao projeto da creche municipal no Laranjal e outras providências na região. 

Fonte: Ascom vereadora Marisa Schwarzer