Prefeitura de Taquara conta com ponto de coleta de óleo de cozinha

15/12/2021 (Atualizado em 15/12/2021 | 14:47)

Descartes podem ser feitos na recepção, e são coletados semanalmente

Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Moradores de Taquara poderão fazer o descarte do óleo de cozinha utilizado diretamente no prédio da Prefeitura. Na recepção, foi instalado um ecoponto com uma bombona, que coleta os rejeitos descartados, e que são encaminhados para a reciclagem semanalmente para ter a destinação correta. Segundo a fiscal ambiental do Município, Dione Gelinger, o serviço já está à disposição da comunidade.

O óleo descartado no ecoponto é reciclado pela Ecológica Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais, empresa de Guaíba especializada em coletar e reciclar o óleo vegetal usado. "O ponto de coleta é apenas para usuários domésticos. Empresas como padarias e restaurantes que queiram participar devem entrar em contato diretamente com a Ecológica, para realizar um cadastro e assim receber a sua bombona para descartar o óleo", explica Dione. Os telefones para contato da empresa de reciclagem são (51) 3480-1063 e (51) 98912-0763. 

Além da Prefeitura, em Taquara, o óleo de cozinha pode ser descartado junto ao ecoponto da Cooperativa de Reciclagem e Limpeza (Cooreli), na Rua Federação, n° 1570, ao lado do Instituto Vitória.

Reciclagem de outros rejeitos

Outros materiais estão sendo descartados em pontos de coleta de resíduos. Na Prefeitura de Taquara, há também um espaço para o recolhimento de pilhas e lixo eletrônico – este pode ser descartado, inclusive, no ecoponto da Cooreli. 

As pilhas também podem ser descartadas nas lojas F. H. Comassetto, Real Componentes Eletrônicos, Farmácia Agafarma do Bairro Centro, e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Lâmpadas fluorescentes poderão ser destinadas no sindicato, além do Supermercado Desco. E as farmácias Panvel recebem remédios vencidos para o devido descarte.

O ecoponto da Corelli recebe outros materiais para serem reciclados. São eles: alumínios, metais, cobre, sucatas de ferro; vidros no geral; papel, papelão, jornais e revistas; garrafas pet; sacolas plásticas; embalagens plásticas de produtos de limpeza; embalagens de desodorante; eletrônicos e eletrodomésticos de qualquer tamanho; computadores, impressoras, celulares e derivados; e motores e fios.

Fonte: Prefeitura de Taquara