Em pauta: A chegada do verão e os riscos à saúde

03/01/2022 (Atualizado em 04/01/2022 | 11:26)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Saúde é um tema que está sempre no centro dos debates, principalmente, em tempos de pandemia. Nesta edição, vamos falar sobre a chegada do verão - a estação mais amada do ano (há controvérsias) - e como devemos proteger a pele contra a radiação ultravioleta.


O verão começou no dia 21 de dezembro e, mais do que nunca, nessa época do ano é preciso reforçar os cuidados com a saúde em geral. Beber água é fundamental para manter a hidratação e o bom funcionamento do organismo nos dias mais quentes do ano. Assim como fazer uso do filtro solar diariamente (mesmo em dias nublados) como forma de proteção e prevenção contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como, por exemplo, o câncer.





Você sabia?


O câncer de pele do tipo não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país anualmente, segundo dados do INCA. O risco da doença  é maior para aqueles que se expõem ao sol entre às 10h e 16h.


Entre os profissionais que mais sofrem com os problemas causados pelo sol, estão o trabalhador rural, o pescador e o aquicultor. Sabendo disso, em 2014, foi regulamentada a Lei 13.469 - de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB) - que prevê a distribuição gratuita de filtro solar aos profissionais que trabalham expostos aos danos dos raios UVA e UVB, a fim de combater doenças associadas à radiação solar.




A Lei estabelece, ainda, o fomento de ações permanentes e articuladas entre entes públicos e privados voltadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças associadas à exposição solar no ambiente de trabalho do trabalhador rural, do pescador e do aquicultor, assim como a implantação de medidas para reduzir a exposição desses trabalhadores aos raios solares.


O que é importante pra você está #empauta nos mandatos socialistas!



Fonte: Stáphany Franco / Ascom PSB RS