Projeto de incentivo à agricultura de precisão avança no Senado

19/05/2022 (Atualizado em 19/05/2022 | 14:37)

No Senado desde o final de 2019, quando foi aprovado na Câmara, o projeto de lei que institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura de Precisão, pode avançar. Autor da proposta, o deputado Heitor Schuch se reuniu nesta quarta-feira (19) com o secretario geral do Senado, Gustavo Sabóia Vieira, pedindo agilidade na tramitação da matéria. A expectativa do parlamentar é que o PL possa ser votado em breve na Comissão do Meio Ambiente, antes de Seguir em caráter terminativo para a Comissão de Agricultura daquela Casa.


Este tipo de manejo utiliza tecnologias modernas como GPS, softwares e sensoriamento remoto, para reunir informações sobre a área cultivada e reduzir o impacto ambiental da atividade agrícola. O objetivo, de acordo com Schuch, é ampliar a utilização da agricultura de precisão em todo o Brasil, atendendo, prioritariamente, a agricultura familiar e os empreendimentos familiares rurais, para garantir a segurança alimentar do país e viabilizar a permanência do agricultor no meio rural. Além disso, o PL prevê parcerias com entidades públicas e privadas. “Essa prática possibilita a aplicação de recursos e insumos com maior precisão, diminuindo o desperdício, aumentando a produtividade e, consequentemente, a lucratividade”, afirmou o deputado.


Entre as diretrizes da política nacional estão o apoio à inovação agronômica, o desenvolvimento tecnológico e sua difusão entre pequenos e médios produtores, a ampliação de rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor agrícola, entre outras.


Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch