Gaúchos marcam presença no encontro de lideranças jovens na política da RAPS, em São Paulo

24/05/2022 (Atualizado em 24/05/2022 | 13:04)

A RAPS é um programa que seleciona jovens lideranças na política do Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mês em que a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) comemora os seus 10 anos, o programa que seleciona jovens lideranças na política do Brasil promoveu um super encontro, ocorrido no último sábado (21), que contou com a participação de dois socialistas gaúchos selecionados pelo RAPS Lideranças 2022: Ana Paula Corrêa, de Caçapava do Sul, é ativista social e desenvolve um trabalho com o turismo de base para o desenvolvimento da região, e Rafael Castro, de Santana do Livramento, vereador eleito no pleito de 2020 com a maior votação do município. O evento, realizado em São Paulo, também contou com a presença do socialista Thiago Freitas, que no pleito de 2020 foi candidato a vice-prefeito de Caçapava do Sul. "A política precisa dos jovens", destacou o caçapavano. 

De acordo com Ana Paula, ser escolhida como uma das 80 lideranças do programa, que reconhece o trabalho de uma mulher em um município do interior do Rio Grande do Sul, abre um espaço de fala e representação para muitos rostos e vozes. "Fico honrada em representar não apenas a minha cidade, mas um Estado". Para Castro, é fundamental ressaltar a importância do trabalho da RAPS e da Fundação Lemann. "Juntas, elas somam esforços para proporcionar novos horizontes para futuras lideranças mais preparadas e qualificadas para assumirem responsabilidades, e para fazerem a diferença nas comunidades em que estão inseridos”, ressaltou.


Saiba mais

A RAPS é um programa que seleciona jovens lideranças na política do Brasil. A rede de lideranças RAPS é constituída por 753 membros, de 29 partidos políticos, de todas as regiões do país, de 26 estados e do Distrito Federal. O programa tem como propósito a capacitação e busca desenvolver líderes políticos que possam compreender e responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais que o país enfrenta. Ele é aberto para lideranças políticas de diferentes partidos, origens geográficas e posições no espectro político-ideológico. Os participantes podem tanto formalizar seu desejo de se candidatar a um cargo eletivo no futuro quanto já podem estar no exercício de cargos eletivos, buscando melhores formas de exercer seus mandatos, bem como trazer a agenda da sustentabilidade para sua ação política cotidiana.


Fonte: Stéphany Franco/Ascom PSB RS - Com informações do PSB Caçapava do Sul e PSB Santana do Livramento