Frente da Agropecuária Gaúcha considera auxílio emergencial positivo, apesar da demora

01/06/2022 (Atualizado em 02/06/2022 | 10:30)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Após cinco meses de pressão da Fetag-RS, de sindicatos de trabalhadores e da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o governador Ranolfo Vieira Júnior anunciou nesta quarta-feira (1), em Porto Alegre, o SOS Estiagem, estabelecendo que o auxílio emergencial de R$ 1 mil em parcela única.  Serão beneficiadas 65,1 mil famílias, sendo 50,8 mil agricultores familiares e o restante povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.  Lideranças de diversas regiões do Estado participaram da solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre

Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Elton Weber (PSB) considerou a notícia positiva, mas criticou a demora na realização do anúncio e no pagamento, que no caso da agricultura familiar, acontecerá somente a partir de outubro. “Lamentamos que o governo não tenha sido rápido em atender a situação de calamidade que os agricultores enfrentaram e que os recursos só chegarão para as famílias no último trimestre do ano. Mas finalmente saiu”.

De acordo com a apresentação do SOS Estiagem, serão beneficiados com o auxílio emergencial agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa em 1º de fevereiro de 2022, com comprovação de renda bruta anual de até R$ 100 mil. As etapas até a liberação do benefício ocorrerão a partir de agora, com os depósitos previstos para o quarto trimestre deste ano.

Fonte: Patricia Meira Cardoso - AL/RS