Seminário reúne resultados do processo de transição do governo estadual

01/12/2022 (Atualizado em 01/12/2022 | 14:37)

As atividades do processo de transição do governo do Rio Grande do Sul foram concluídas nesta quarta-feira (30/11) com um seminário para a apresentação do trabalho realizado ao longo do último mês. O encontro ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior, do governador eleito, Eduardo Leite, do vice-governador eleito, Gabriel Souza e de representantes dos partidos que integraram a equipe de transição.


Leite ressaltou a importância do processo.  “Uma transição serena, transparente e responsável é um direito da sociedade", afirmou.  O governador eleito também agradeceu a colaboração dos partidos nos workshops e destacou ainda que as contribuições e o resultado do diálogo serão colocados em sintonia com o plano de governo.


“A nossa missão é melhorar a vida das pessoas e para isso o diálogo e a aproximação são importantes. O governo precisa estar permeável às diversas posições. Não se trata de incoerência termos posições antagônicas dentro de um mesmo governo, se trata de buscar atender a pluralidade da nossa sociedade e respeitar os pensamentos divergentes. A partir dessa construção coletiva poderemos liderar o Rio Grande do Sul em direção ao futuro, com decisão e entrega de resultados”, reforçou ao afirmar que entre as ações da gestão 2023-2026, a educação será prioridade.


Representando o PSB, o presidente estadual Mário Bruck avaliou positivamente o momento. “É um conjunto de partidos que tem diferenças programáticas, mas também tem algo que une a todos, que é o bem do Rio Grande do Sul. Não vejo problema no contraditório, desde que tenhamos respeito as diferenças e capacidade para enxergar que todos os partidos têm contribuições importantes e o conjunto dessas contribuições pode representar efetivamente um novo estado que seja referência para o país”. 


Bruck disse, ainda, estar satisfeito com os eixos que serão a base do próximo governo. “A educação, apontada como principal prioridade da próxima gestão, é muito cara para nós, socialistas, pois entendemos que com a capacitação humana, o melhoramento do nível cultural, educacional e profissional das pessoas poderemos construir o estado que queremos. Sem conhecimento, ciência e tecnologia não conseguimos evoluir enquanto sociedade”, defendeu. 


Desde o início de novembro, as equipes de transição se reuniram, diariamente, no Centro Administrativo do Estado, focadas na organização da continuidade da gestão e no plano de governo para a gestão 2023/2026, estruturado em uma cocriação com os partidos políticos. 


Eixos de governo

Os workshops que ocorreram ao longo de novembro foram organizados pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), que também foi responsável pelo seminário final. Os encontros foram pautados no cenário atual e nos projetos para os cinco eixos de governo: Social e Qualidade de Vida; Ambiental e Infraestrutura; Econômico; Fiscal e de Gestão; e Educação e 1ª Infância.


Além do presidente Mário Bruck, participaram do Seminário, representando os socialistas que integraram a equipe de transição, o deputado estadual Dalciso Oliveira, o ex-deputado federal e secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, o ex-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, a candidata ao Sendo pelo PSB, Sanny Figueiredo, Rogério Salazar, João Helbio, Neidmar Alves e Diego Specht.


Fonte: Fabiana Calçada com informações do Governo do Estado