Nota de Repúdio

02/12/2022 (Atualizado em 02/12/2022 | 10:01)

O Partido Socialista Brasileiro, por meio de sua Comissão Executiva, vem a público manifestar, de forma vigorosa e veemente, seu repúdio às manifestações da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), divulgada nesta quinta-feira (1/12,) na qual os seus dirigentes, pretensamente dirigindo-se à Presidência da República, reivindicam a dissolução do Poder Judiciário e a instauração de uma ditadura militar em nosso país. 


A nação vem assistindo, estarrecida, à conivência das autoridades para com um conjunto de atentados contra a ordem pública, praticados por grupos inconformados com o resultado das eleições presidenciais. A estupidez que preside tais atos há muito já ultrapassou os limites que caracterizam a legitimidade da manifestação de opinião num regime democrático. É hora de darmos um basta, e temos leis para isto!


Agora, mais uma vez assistimos a esta ofensa, praticada em nome de uma entidade que congrega uma das profissões que, por seu perfil, formação científica e papel no desenvolvimento social, deveria representar os ideais da modernidade e tudo o que lhe é associado: a democracia, a liberdade, a crítica ao obscurantismo e o esclarecimento intelectual. 


Diante do exposto e por entender ser a única resposta ao conjunto de mentiras e pseudoargumentos alinhados pelos dirigentes da Sergs, o PSB está verificando medidas cabíveis junto à Justiça, a quem cabe zelar em última instância pela vigência das normas que regem nossa democracia. 


Igualmente, conclamamos os demais partidos políticos e associações da sociedade civil a nos acompanharem nesta ação. A exigência de responsabilização e punição dos autores dessa triste manifestação é um dever cívico. Nossa democracia só sobreviverá se formos capazes de defendê-la! 




Mário Sander Bruck

Presidente do PSB/RS

Fonte: Ascom PSB/RS