Socialistas propõem criação do Núcleo PSB Axé

22/03/2023 (Atualizado em 22/03/2023 | 15:14)

Foto: Fabiana Calçada
Foto: Fabiana Calçada

Na noite desta terça-feira (21), Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racional e Dia Nacional das Tradições de Matriz Africana, o presidente estadual do PSB, Mário Bruck, participou do Seminário Matriz Africana e Política no Axé, a convite do socialista Celso Procópio, um dos organizadores do evento. Realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o seminário contou com a presença de centenas de tradicionais de Matriz Africana e axé, da diretora de Igualdade Étnico Social do Rio Grande do Sul, Sanny Figueiredo (PSB), da diretora de Fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre, Lore Abrão (PSB) e da publicitária e assessora parlamentar, Camila Granetto, representando o gabinete do vereador Airto Ferronato (PSB).  


Na ocasião, Procópio entregou ofício ao presidente Mário Bruck solicitando a criação do Núcleo PSB Axé. “Fico muito feliz em dar o ponta pé inicial no Núcleo Político PSB Axé. Vivemos em um estado laico onde a fé de cada um tem que ser respeitada. O caráter laico do PSB, como prevê o nosso Programa, não se traduz em indiferença ou aversão às religiões e filosofias, mas, sim, no máximo aproveitamento dos valores de humanidade, generosidade e igualdade, contidas em todas elas”, disse ao reforçar que os núcleos contribuem para a construção de políticas públicas capazes de responder às legítimas demandas da população”. 


Conforme Procópio, com base no estatuto do PSB, o núcleo irá eleger um coordenador de articulações políticas, um coordenador administrativo financeiro e um coordenador técnico científico, a fim de nortear e organizar as ações do grupo e estimular a participação dos mesmos nas atividades político-partidárias. 


Sanny Figueiredo e Lore Abrão também palestraram no Seminário relatando suas trajetórias e a importância das pessoas se envolverem na política para que tenham voz e participação nos espaços de poder. 


Ao final do encontro, aconteceu a entrega do Prêmio Axé Resgate e Tradição e Princesa Emilia de Oyá Ladja - 1 Edição, que agraciou diversas autoridades decanos das Tradições de Matriz Africana. Também aconteceu ato de filiação de dez lideranças, que tiveram as fichas abonadas pelo presidente Mário Bruck e pelas socialistas Sanny Figueiredo e Lore Abrão. 

 

   

 


  

 

Fonte: Ascom PSB