Deputado cobra rapidez de medidas federais para amenizar prejuízos com a seca

19/04/2023 (Atualizado em 19/04/2023 | 14:56)

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Elton Weber participou, nesta quarta-feira (19), em Brasília, do Seminário de Instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Sustentável no Congresso Nacional, presidida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS).


Para Weber, foi um momento importante para ouvir o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que prometeu novas medidas de socorro aos agricultores atingidos pela seca no Rio Grande do Sul. “Positivo o ministro dizer que existe um sentimento de pressa para resolver a situação, mas os agricultores estão aguardando desde fevereiro. Somente anúncios não bastam, temos urgência para que as prorrogações aconteçam de fato e que o governo federal defina rapidamente os critérios que serão utilizados para os rebates”.


No dia em que milhares de agricultores saíram as ruas no Rio Grande do Sul no segundo protesto em menos de um mês, Teixeira garantiu que ainda esta semana vai determinar aos cinco bancos que financiam a agricultura que cumpram o Manual de Crédito Rural e suspendam a cobrança das parcelas que estão vencendo dos produtores gaúchos que perderam com a seca enquanto o governo federal desenvolve a próxima etapa do programa de socorro, que incluiria rebate de valores e um programa continuado contra a seca. Durante sua participação no seminário, o ministro antecipou ainda que haverá mudanças no Pronaf para beneficiar aqueles que realmente produzem alimentos e pediu ajuda aos parlamentares para a recomposição do orçamento do ministério no mesmo patamar de 2014, quando o montante alcançou R$ 4 bilhões. 


Schuch pediu agilidade do governo, reforçando que os agricultores com dívidas vencendo estão em situação de desespero, sem condições financeiras de honrar o compromisso e sem perspectivas para o plantio da próxima safra. O parlamentar destacou ainda que a pauta da Fetag ainda outros pedidos, como desconto nas parcelas, crédito emergencial e garantia de acesso ao seguro agrícola, além de políticas estruturantes para reservação de água.


Fonte: Ascom dep. estadual Elton Weber