SDR - Ao lado do secretário Santini, Diego Adam lança Selo Sabor Gaúcho Orgânico

04/09/2023 (Atualizado em 04/09/2023 | 09:22)

Fomentar as agroindústrias familiares inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) é o objetivo da certificação do Selo Sabor Gaúcho Orgânico, lançado pela  Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR - RS) durante a 46ª Expointer, em Esteio. Conforme o chefe da Divisão de Fomento à Produção de Base Agroecológica, Diego Adam (PSB), além de agregar valor às agroindústrias com produtos de matéria-prima oriundos de produção orgânica, o selo visa o incremento da segurança alimentar e nutricional da sociedade, a sustentabilidade rural e o fomento ao setor produtivo de alimentos orgânicos. 


"A iniciativa é importantíssima, trazendo valor agregado, visibilidade e credibilidade aos produtores, com a segurança e confiabilidade de estar levando um produto 100% natural ao consumidor final", comemora o socialista. Destacou, ainda, que esta é a primeira entrega de  diversas ações que pretende implementar para o setor de orgânicos. Diego Adam assumiu a chefia de Divisão de Fomento à Produção de Base Agroecológica há pouco mais de dois meses e seu trabalho já vem sendo reconhecido. 


O ato aconteceu no palco do RS Innovation Agro e foi conduzido pelo titular da pasta, Ronaldo Santini. Também participaram da mesa a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld, a diretora do Departamento de Ações Integradas da SDR, Carolina Breda, e a diretora do Departamento de Agroindústrias Familiar, Fabiana Durgant.


Como aderir

Para aderir ao Selo Sabor Gaúcho Orgânico, as agroindústrias familiares deverão apresentar ao Peaf a certificação orgânica emitida por certificadora ou organismos participativos de avaliação de conformidade orgânica credenciada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com validade em vigência.

As solicitações de uso do Selo Sabor Gaúcho Orgânico deverão ser encaminhadas para o Departamento de Ações Integradas, por meio da Divisão de Fomento à Produção Orgânica e de Baixo Carbono, para a validação e autorização do uso.


Até o presente momento, as agroindústrias inclusas no Peaf que estiverem com a certificação orgânica vigente e que constem no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA, divulgado no mês de julho, estarão autorizadas, automaticamente, a utilizarem a marca Sabor Gaúcho Orgânico. A identidade visual manterá o seu layout tradicional, já consolidado no Estado, com uma variação de cores exclusiva para o setor de orgânicos.


Fonte: Com informações do Portal do Governo