Projeto Rodas de Conversa chega aos primeiros municípios gaúchos

12/09/2023 (Atualizado em 12/09/2023 | 13:34)

Porto Alegre
Porto Alegre

Na noite desta segunda--feira (11), o projeto Rodas de Conversa do PSB/RS foi realizado em Porto Alegre. O presidente estadual da sigla e um dos idealizadores e coordenadores do projeto, Mário Bruck, conduziu a atividade que durou cerca de três horas, na Assembleia Legislativa. “Este é um projeto inédito após a Autorreforma da nossa sigla. Formar lideranças e militantes sintonizados com o ideário do partido é nossa principal meta. Queremos que as bases do PSB, a partir do aprimoramento do conhecimento, cobrem, inclusive, das direções partidárias o cumprimento do Programa”, disse Bruck na abertura do seminário. 


As Rodas de Conversa fazem parte do Planejamento Estratégico do PSB gaúcho, que teve início durante Seminário Estadual realizado em março deste ano com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do secretário nacional de Formação Política, Domingos Leonelli. 


O projeto conta com quatro eixos. O primeiro, aborda o conceito do Socialismo Criativo e como ele se relaciona com os princípios do PSB. O segundo eixo traz para o debate a visão do PSB sobre a democracia e como ela se aplica à estrutura e operação do partido. Já o terceiro eixo aborda o Socialismo Criativo no âmbito municipal e como ele pode ser aplicado em projetos, políticas públicas e ações no município. 


Por fim, o quarto eixo propõe uma atividade para identificar os objetivos e aspirações do PSB para o futuro e como os membros do partido podem contribuir para alcançá-los. “A partir de cada encontro, as direções municipais ficam com a tarefa de levar o debate aos filiados e pré-candidatos (as). A direção estadual pretende, assim, auxiliar os municípios na construção de um partido forte e preparado para o próximo pleito”.


As Rodas de Conversa já aconteceram em Caçapava do Sul, Farroupilha, Canoas e Porto Alegre. Em Caçapava do Sul, Farroupilha e Canoas, além da formação política, houve filiações de novos quadros. As próximas já agendadas acontecem em Venâncio Aires (13/9), Pelotas (16/09), Uruguaiana (16/9), Alegrete (16/9), Itaqui (17/9), Montenegro (22),Marau (23/9), Erechim (23/09), Passo Fundo (24/9), São Gabriel (6/10) e Cachoeirinha (7/10).


Até o final de setembro, o projeto deve chegar aos 55 maiores municípios, que correspondem a cerca de 66% do eleitorado gaúcho e são o foco prioritário da direção estadual para as eleições de 2024. E até dezembro, os demais municípios do Estado serão contemplados.


Entre as lideranças presentes na atividade em Porto Alegre, o presidente municipal, Mauri Ramme, a secretária municipal de Mulheres, Ana Toliou, o presidente estadual da JSB, Diego Adam, a coordenadora do Núcleo estadual da Saúde, Janaína Gomes, além de membros do diretório municipal e da executiva estadual, representada pelo secretário de Finanças, Anselmo Piovesan, o secretário especial Nilo Pinheiro Junior. O ex-governador do RS e candidato ao governo pelo PSB nas últimas eleições, Vicente Bogo, e o dirigente estadual, Geraldinho Filho, de Viamão, também participaram do encontro.


  Caçapava do Sul


  Canoas

  Farroupilha

  Porto Alegre




Fonte: Ascom PSB/RS