Reunião nesta terça entre deputados e agricultores vai definir estratégias para votação da reforma da Previdência

15/05/2017 (Atualizado em 15/05/2017 | 18:30)

Heitor Schuch
Heitor Schuch

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB/RS) participa nesta terça-feira (16) de reunião da Contag, em Brasília, sobre a reforma da Previdência. O encontro, marcado para as 9h, vai reunir representantes de todas as Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) do país e parlamentares. O objetivo é traçar estratégias conjuntas para a votação do substitutivo da PEC 287 no plenário da Câmara, que deverá ocorrer até o final do mês. “Ainda acreditamos que há margem para negociação com o governo, vamos esgotar todas as possibilidades, até o último minuto”, explica Schuch.

Dois pontos ficaram pendentes nas novas regras propostas para os trabalhadores rurais, que dizem respeito ao modelo de contribuição e à idade das mulheres. A categoria reivindica manutenção do recolhimento sobre a produção, e não individual e direta como quer o governo, e 55 anos de idade mínima para a aposentadoria das agricultoras, contra os 57 previstos no substitutivo.

Conforme Schuch, as Contag e suas federações associadas também estão programando uma grade mobilização na Capital Federal para a semana da votação, com a participação maciça de agricultores de todas as regiões do Brasil, no que já está sendo chamado de Ocupa Brasília. “Sem dúvida evoluímos no projeto em relação ao texto original, mas a questão da contribuição e da mulher são determinantes para a viabilidade da agricultura familiar, portanto o governo terá que ceder. É pressão e pressão”, resume o deputado.

 

Fonte: Assessoria