Audiência na ANTT discute restrições ao comércio em torno da BR-101

30/05/2019 (Atualizado em 01/06/2019 | 13:47)

Em audiência com a coordenadora de Infraestrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) , Marisa Tiefensee, no último dia 30, em Porto Alegre, os deputados Heitor Schuch e Elton Weber, juntamente com representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de municípios do Litoral, liderados por Três Cachoeiras e Terra de Areia, cobraram esclarecimentos sobre restrições ao comércio ao longo da BR 101, a partir da concessão da rodovia à iniciativa privada. Agricultores, feirantes e pequenos estabelecimentos da região estão em alerta diante das notícias de interrupção de acesso às vias laterais e à instalação de guard rails pela CCR, empresa vencedora da licitação. "As tendas estão instaladas ali há muito tempo, centenas de famílias dependem disso para o seu sustento, não é possível que agora, de uma hora para outra, sejam todos prejudicados por causa da privatização da rodovia e instalação de pedágio", argumentou Schuch.
Marisa Tiefensse explicou que a regularização dos acessos está prevista no contrato e que o papel da ANTT será de fiscalizar o cumprimento de todas as cláusulas pela CCR. Para o deputado Elton Weber, está se cometendo uma grande injustiça com os comerciantes. "A situação dos acessos não foi levada em conta pelo Dnit quando da duplicação da estrada e agora querem ’lavar as mãos’. Não podemos entregar esses agricultores e feirantes à prória sorte, precisamos de uma solução", cobrou.
Conforme a ANTT, será feito um estudo sócioeconômico de toda a estrutura em torno da BR 101 para se avaliar o impacto das obras previstas no comércio da região. Além disso, Marisa se comprometeu em agendar reunião em breve com a CCR, os deputados e representantes dos sindicatos e comerciantes para discutir o caso.
Schuch lembrou ainda que a preocuação se estende ainda à BR 386, que também foi assumida pela CCR e deverá em breve passar pela mesma situação.

Fonte: Divulgação