PSB dá origem a núcleo para discutir a dívida pública e o rentismo

02/06/2019 (Atualizado em 02/06/2019 | 20:38)

O PSB gaúcho acaba de dar início à formação do Núcleo Estadual de Questionamento da Dívida Pública e de Combate ao Rentismo. Em ato realizado na semana passada, na sede do diretório estadual, em Porto Alegre, foi criado um núcleo preparatório da plenária para o nascimento do núcleo.

"Vamos discutir essa submissão do Rio Grande do Sul à dívida com a União, pois entendemos que essa dívida já foi paga. O assunto foi aprovado na executiva estadual, no ano passado, e agora queremos incentivar o debate em torno dessa questão", informou o secretário-geral do PSB, Vicente Selistre.

Os coordenadores na comissão provisória serão o presidente da sigla em Charqueadas, José Abraão;  o secretário e militante do movimento Negritude Socialista (MNS), Paulo Leites;  o secretário do Movimento Sindical do PSB, Marcelo Feitas; e Marina da Silva, integrante do movimento de Mulheres Socialistas. Escritor e especialista na dívida pública, Hermes Zaneti será coordenador especial  de apoio. Deputado de atuação marcante na Constituição de 1988, Zaneti é autor do Livro O Complô, no qual explica as origens da dívida externa brasileira, faz revelações sobre dados e questiona números.

"É uma luta histórica e que não pode cair no esquecimento. O pagamento das dívidas públicas, na forma como é feito, é uma falácia. O PSB está de parabéns por combater, de forma organizada, esse problema que tanto mal faz à sociedade", afirmou Zaneti, que no período em que esteve em Brasília foi responsável pelo Artigo 26 das Disposições Constitucionais Transitórias, que exige a auditoria da dívida do Governo Federal. Ex-presidente do Sindicato dos Professores (Cpers-RS) foi, no ano passado, apontado pelo partido para concorrer ao governo do Estado. 


Fonte: Texto e fotos: Renato Gava