Recuperação de estradas beneficia sete municípios na Fronteira Oeste

04/06/2019 (Atualizado em 04/06/2019 | 17:06)

O governo do Estado continua prestando auxílio aos municípios atingidos pela temporal do mês de janeiro. O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, assinou nesta terça-feira (04) o convênio para a contratação de horas-máquina nos municípios de Quaraí, Rosário do Sul e São Borja. A finalidade é a recuperação de estradas vicinais e o desassoreamento de arroios. No total os serviços somam R$ 1,5 milhão e serão realizados também em Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento.
Stédile destacou que o governo do Estado agiu em tempo recorde para prestar o auxílio aos municípios. “O trabalho foi iniciado pelas cidades de Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana e, agora, estamos ampliando o atendimento para que a região retome a sua normalidade o mais breve possível”, disse, lembrando que 21 municípios decretaram situação de emergência, sendo que as dez cidades beneficiadas até o momento foram as mais atingidas pelo temporal do início do ano. “Para os demais municípios estamos buscando auxílio junto ao governo Federal e trabalhando para ofertar às prefeituras o empréstimo de maquinário”, completou.
As cidades foram selecionadas pela Casa Militar levando em consideração a situação de emergência decretada pelas prefeituras. “O auxílio do governo do Estado é fundamental para minimizar os problemas nas estradas rurais. É um apoio direto e oportuno ao produtor rural e às comunidades do interior”, destacou o prefeito de São Borja e presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), Eduardo Bonotto.
Também presentes os prefeitos de Quarai, Mario Raul da Rosa Corrêa, e de Rosário do Sul, Zilae Rossignollo Cunha. Cada município será contemplado com R$ 214 mil para a contratação dos serviços. O trabalho será executado pela empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda, com a supervisão e fiscalização das prefeituras e da secretaria.
O convênio será firmado com as prefeituras de Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento nos próximos dias.

Fonte: Saul Teixeira Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP/RS