Encontro de Mulheres Socialistas busca unidade e fortalecimento de pautas para eleições de 2020

05/06/2019 (Atualizado em 05/06/2019 | 15:25)

Mulheres socialistas de todo o Brasil estiveram reunidas entre os dias 30 de maio e 2 de junho em Brasília para discutir o cenário político, a formação de lideranças femininas e as eleições de 2020. O Seminário de Mulheres Socialistas- Força, Luta e Resistência foi promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do PSB.
A abertura oficial foi com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, que falou sobre a Conjuntura Política Atual e as Mulheres no PSB. Deputadas socialistas também participaram da atividade. 
A secretária nacional das Mulheres Socialistas, Dora Pires, afirmou que o encontro foi de fundamental importância para a formação política das participantes em virtude do atual momento político que vivemos. “Ataques contras os direitos já garantidos das mulheres vêm de todos os lados e, para enfrentarmos essas batalhas, estarmos todas bem informadas, qualificadas e com unidade de pensamento é essencial para desenvolvimento e o aprimoramento da nossa resistência e das nossas pautas políticas e sociais”.
Um dos principais temas do seminário foi painel sobre a Reforma da Previdência, que caso aprovada, terá as mulheres como as mais prejudicadas. A deputada federal Lídice da Mata (BA) foi a responsável por expor o assunto às socialistas. As bandeiras de luta do PSB, o desafio de criar lideranças femininas, ativismo e mídias sociais foram alguns dos temas abordados.
A secretária estadual de Mulheres, Maria Luiza Loose, a Malu, foi a representante do PSB gaúcho no evento. Ela lembrou que vivemos em um governo de retrocesso e que foi um momento importante para reafirmar as posições das socialistas. “Somos contra a reforma da Previdência na sua totalidade, sem recortes porque prejudica trabalhadoras e trabalhadores”, enfatizou. Malu entende que outro grande desafio é o protagonismo das mulheres nas eleições do ano que vem. “Para o partido sobreviver, precisamos ter mulheres candidatas. Eu já coloquei meu nome como pré-candidata à vice-prefeita em Porto Alegre”, exemplifica. Além disso, reforça, é necessária a união em torno de pautas que agreguem todos os movimentos de mulheres.

Fonte: PSB Nacional