Cachoeirinha vai ampliar Cercamento Eletrônico com 11 novas câmaras

17/09/2019 (Atualizado em 17/09/2019 | 14:53)

Cachoeirinha vai ampliar o Cercamento Eletrônico com a destinação de 11 novas câmeras de videomonitoramento. A cidade é pioneira no uso da tecnologia e vem reduzindo todos índices de criminalidade. Em evento realizado na manhã desta segunda-feira (16), no Palácio Piratini, foi formalizado o início do processo da implantação da tecnologia em 36 municípios. A compra se deu através da destinação de R$ 18 milhões em emendas da bancada gaúcha no Congresso. Os equipamentos que virão para Cachoeirinha custaram R$ 488.652,23.

O vice-governador e secretário de Segurança, delegado Ranolfo Vieira Júnior, comemorou a iniciativa dos parlamentares gaúchos. “Esta é uma importante ferramenta tecnológica que vem para auxiliar na redução do furto e roubo de veículos e não posso deixar de exaltar essa conquista que veio através da união da bancada gaúcha em prol da Segurança no RS”, ressalta.
Exemplo que vem dando certo
Apenas na Avenida Flores da Cunha, principal via de Cachoeirinha, circulam 50 mil carros por dia. Um dos primeiros municípios a integrar o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), gerido pela Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP), a cidade da Região Metropolitana conta com o Cercamento Eletrônico, em operação, desde outubro de 2018.
Se considerados os dados comparativos dos cinco primeiros meses de 2017 a 2019, a queda no roubo de veículos chega a 55%. "Também estamos entre os pioneiros na utilização dos radares eletrônicos para segurança pública e não somente fiscalização de trânsito", destaca o prefeito Miki Breier, ao lembrar que a cidade avança para o cercamento completo, integrando ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) o videomonitoramento via câmeras particulares e, em breve, de todas as unidades de saúde e escolas.
O Cercamento Eletrônico, além de coibir a criminalidade, auxilia na recuperação de veículos em situação irregular. No primeiro semestre de 2019, foram 62 carros em situação de furto ou roubo identificados pelas câmeras que fazem a leitura das placas. Deste total, 51 veículos foram recuperados, o que representa taxa de 82% de eficiência com o suporte da tecnologia.
Nos últimos anos, foram realizados investimentos para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da cidade, além da aquisição de radiocomunicadores, uniformes, coletes balísticos, pistolas e veículos para a Guarda Municipal e de Trânsito.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Cachoeirinha Foto: Itamar Aguiar/ Governo do Estado RS