Escolas Municipais de Educação Infantil iniciam aulas dia 9 em fevereiro

01/02/2017 (Atualizado em 01/02/2017 | 15:14)

Miki Breier é o prefeito de Cachoeirinha
Miki Breier é o prefeito de Cachoeirinha

Município investirá na formação continuada dos profissionais da Educação Infantil, neste ano letivo

As crianças que já frequentavam as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) reiniciam suas atividades no dia 9 de fevereiro. Para os novatos, do berçário 1 ao pré 2, o começo será no dia 13. No total, 1.315 alunos estão matriculados na Educação Infantil no município.

De acordo com o prefeito Miki Breier, uma novidade para a Educação Infantil é o investimento na formação dos profissionais, que deve ocorrer na última sexta-feira de cada mês. “Quinzenalmente, haverá uma reunião de estudos com a direção das EMEIs e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, para dar suporte técnico e prático à realização das formações de seus 398 professores e funcionários”, comenta o prefeito. 

Outro diferencial neste ano é a aplicação, tanto na Educação Infantil quando no Ensino Fundamental, dos referenciais metodológicos de Paulo Freire, J. Gimeno Sacristán e Angel Péres Gómes. ‘’A Secretaria de Educação construiu um planejamento de trabalho com referenciais teóricos que subsidiarão os estudos e diálogos durante todo ano letivo, alinhado ao projeto desta gestão que é o de valorizar as pessoas e suas vivências’’, completa a secretária de Educação, Rosa Maria Lippert.

A secretária acrescenta que segue no processo de adequação das vagas entre as treze EMEIs de Cachoeirinha para garantir a inscrição de todos os alunos e que, através da Central de Matrículas, contatará as famílias para atualizar as informações.

Para bem receber os alunos e alunas, as escolas começam a ser preparadas nesta sexta-feira, dia 3. Os funcionários farão a limpeza e a preparação dos espaços, e diretores, vices e articuladores inciam a formação pedagógica para o ano letivo de 2017, através de reuniões com a Secretaria de Educação. 

 

Nestes encontros, os discentes participam das formações que integram a série Vivências, na ação denominada “Para Início de Conversa”. Neste processo, a Secretaria de Educação levantará dados junto às EMEIs para o planejamento escolar a ser efetivado na prática, ao longo do ano. Em novembro, haverá um encontro para avaliação e encaminhamentos.

Fonte: Ascom Prefa. Cachoeirinha