Famílias de Porto Alegre recebem termos de posse de imóveis

20/12/2019 (Atualizado em 20/12/2019 | 15:33)

A secretaria estadual de Obras e Habitação, entregou nesta sexta-feira (20) o termo de legitimação de posse de imóveis para mais 11 famílias da Vila Juliano Moreira, em Porto Alegre. A atividade foi liderada pelo secretário José Stédile na sala de reuniões da SOP, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na capital.
A ocupação da área ocorreu em 1940, com a implantação da unidade Psiquiátrica do Hospital São Pedro ‘Colônia Agrícola Juliano Moreira’. Com a desativação da unidade, os funcionários acabaram permanecendo no local, consolidando a ocupação que é localizada próximo ao Jardim Botânico.
Com o título em mãos, os moradores celebraram a regularização da sua propriedade. “Todo mundo tem direito a ter sua casa própria, hoje é um dia muito importante e feliz. É uma garantia que deixarei para a minha família”, destacou a educadora assistente, Eliane Silva, 52 anos, moradora da localidade há 46. “É a luta de uma vida inteira”, resumiu Magda Lerna, 57 anos, moradora da Juliano Moreira desde 1987.
Stédile lembrou que o imóvel, após regularizado, ganha o dobro de valor no mercado imobiliário. “A promoção da habitação popular é o principal compromisso da nossa gestão. Sabemos a importância deste ato que mudará a realidade de muitas famílias, trazendo dignidade e qualidade de vida à comunidade”, destacou Stédile. “É um presente de Natal há muito tempo aguardado”, completou, salientando o trabalho desempenhado pelo departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP (Derer).
O Estado, através da Lei nº 9.752/92, estabeleceu o Programa de Regularização Fundiária das Áreas Estaduais ocupadas por população de baixa renda, onde a Vila Juliano Moreira se enquadra.
Ao todo já foram entregues 113 Termos de Legitimação Fundiária aos moradores da Juliano Moreira, restando apenas 19 lotes a serem contemplados”, destacou a diretora do Derer, Letícia Gomes.

Fonte: Ascom/SOP Foto: Saul Teixeira

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER