O programa social Prato para Todos, da Ceasa/RS, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), alcançou a meta de 50 mil atendimentos em dezembro do ano passado. O Prato Para Todos é o maior programa do gênero de todas as Ceasas do país. "Foi possível atingir esse expressivo número graças ao aumento da produção de alimentos ocasionada neste período de início de verão", explica o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira. Além disso, o programa ampliou as doações no dia de portão, quando atende as famílias do entorno e de bairros vizinhos. Hoje são atendidas semanalmente cerca de 200 famílias.
Combate ao desperdício de alimentos
Desde que foram iniciadas em novembro de 2015 as oficinas de combate ao desperdício de alimentos já capacitaram 2.077 pessoas num total de 57 instituições até dezembro de 2016. Nessas oficinas, ministradas por nutricionistas do Sesc, parceiro do programa, são ensinadas receitas com uso de partes não convencionais dos alimentos, como cascas, ramas e folhas.
Voluntário do programa é contratado
Conforme o previsto, a Ceasa/RS contratou, de forma terceirizada, um dos voluntários do programa social, Prato Para Todos.
Diogo Pena Lopes, que atua como voluntário no programa há 7 meses, e que está em processo de recuperação no uso de drogas, foi contratado para prestar serviço no banco de alimentos do próprio programa. Ele é o primeiro voluntário contratado de outros que ainda virão. Conforme o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira, sempre que houver possibilidades, haverá contratações de voluntários. "Esse é o terceiro eixo do Prato Para Todos, o da inserção social. Os demais são o social e o alimentar", salientou. Os voluntários são oriundos de 14 fazendas de recuperação de drogas que atuam diariamente no programa, buscando e entregando doações às entidades sociais.
Sobre o programa
O programa Prato Para Todos é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através da Ceasa/RS, com a parceria do Gabinete de Políticas Sociais, SESC/Fecomércio e a empresa Seven Boys, e foi lançado no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro de 2015.
Texto: Carlos Matsubara/ Ascom Ceasa
Fonte: Assessoria