Secretaria de Organização prepara ano decisivo para o PSB

2020 é um ano decisivo para o PSB. O partido se prepara para enfrentar as urnas e aumentar o número de prefeitos e vereadores socialistas no estado. Diante da proximidade do período eleitoral, é necessária atenção aos prazos e cuidados com a gestão do partido. Para isso a Secretaria de Organização prepara orientações para que o PSB esteja apto para o pleito nos municípios.

A secretária, Maira Elaine Tarelli, tem sido incansável em alertar os presidentes municipais para a necessidade de uma boa administração nos municípios. “Nosso partido, assim como qualquer organização, precisa ter uma boa gestão”, diz. Ela lembra que desde que a atual direção assumiu o PSB/RS, há um planejamento que vem sendo desenvolvido neste período. “Precisamos também aplicar nas gestões partidárias uma administração eficiente e de resultados positivos. As direções municipais devem se reunir, ter planejamento, metas, controle e resultado”, explica. Elaine reforça que há obrigações legais perante a Justiça Eleitoral e Receita Federal.

Além disso, o PSB possui uma série de normas presentes no Estatuto, Regimento Interno e Código de Ética que regulam o funcionamento do partido. “Faz parte do nosso desafio, não somente para as próximas eleições, mas a longo prazo, que o PSB tenha solidez e crescimento constantes.”

Filiação

Neste sentido a Secretaria de Organização sempre alerta às direções municipais que mantenham a contabilidade em dia, cuidem do CNPJ, e atualizem a lista de filiados, no sistema FILIA do TSE.  

Elaine reforça que é extremamente importante entender que o processo de filiação partidária é um ciclo que nunca para, e diz respeito à troca de informações entre os partidos políticos e a Justiça Eleitoral, feita de forma eletrônica e segura. A filiação é o vínculo que une um filiado a determinado partido político. O processo de filiação partidária inicia-se com o registro do filiado no diretório partidário. Após o aceite pelo partio e tendo sua filiação abonada, o filiado já pode participar das atividades partidárias. O próximo passo, é inclui-lo no sistema Filia para que fique apto a disputar eleições.

Durante os Encontros Regionais no ano passado foram distribuídas cartilhas sobre Gestão Partidária com orientações para facilitar o processo nos municípios. Nela as direções podem sanar dúvidas. O material também pode ser solicitado pelo email: secretaria.organizacao@psbr.org.br. Ainda no mês de março será entregue uma cartilha com orientações específicas para as eleições municipais de 2020.

“A nossa organização é o espaço para a construção solidária de um mundo melhor. Acreditamos que somente através de muita luta, da convivência partidária e cotidiana da política, associando o conhecimento e a experiência de vida de cada um, é que conseguiremos construir uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, finaliza.

Fonte: Comunicação PSB/RS

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER