Nova Prata é destaque nacional com projeto de berçários industriais

03/07/2020 (Atualizado em 03/07/2020 | 16:21)

 Nova Prata foi umas das cinco cidades gaúchas destacadas no projeto É Socialista, da Fundação João Mangabeira. O livro, lançado na semana passada traz a experiência dos berçários industriais, criados no município..

O prefeito, Volnei Minozzo, e o vice, Sérgio Sottili, acompanharam do Gabinete, na Prefeitura, a cerimônia online onde prefeitos e representantes dos municípios selecionados se manifestaram contando sobre os projetos selecionadas e a forma como foram implementados em prol da sua cidade.
Os projetos também estão compilados no livro Boas Práticas Socialistas - Políticas Públicas Municipais e está disponível de forma digital para consulta, inclusive com outras ações realizadas pelos municípios. De Nova Prata também são destaques outros projetos como a abertura da Casa do Artesão; ações para atrair visitantes para a cidade através de eventos qualificados, como o Festival Internacional de Folclore; criação de roteiros turísticos; programa de incentivo à agricultura quanto à qualificação das condições de desenvolvimento cultural e humano dos moradores do meio rural.

Berçários Industriais em destaque
Nova Prata se destaca com o projeto de fomento a dois berçários industriais que abrigam mais de 70 empresas, com diversificadas atividades que impulsionam a economia do Município. São duas áreas localizadas às margens da BR 470, ao norte da cidade, sendo denominados Berçário Industrial Prefeito Mario Minozzo e berçário Industrial Carlos Eugênio Ponzoni. O primeiro abriga oito empresas e o segundo possui 52 empresas em operação e oito em fase final de construção. Ambos foram regularizados em 2013 pela atual Administração e oportunizam que pequenas empresas fomentem e ampliem seus negócios no Município. 
O diferencial do projeto é a sistemática de entrega dos lotes às empresas. Os interessados entregam um requerimento com a solicitação de um lote ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, reestruturado por decreto, em 2017. Após a análise, o interessado é "sabatinado" pelos membros do conselho, que é composto por representantes da sociedade civil e integrantes da prefeitura. 
Dentre os critérios de avaliação, está a exigência de atividades diversi­ficadas, e há a proposta de adesão de pequenas empresas. O prefeito explica que, ao favorecer a implantação de pequenas indústrias com atividades variadas, há um risco menor de desemprego, em caso de crise em um determinado setor. 
Destaca que o conselho não busca grandes empresas, mas por pequenas, que geram empregos e não colocam em risco a qualidade de vida da população. Também é função do conselho acompanhar o cumprimento do cronograma apresentado pelos empresários. De acordo com o vice-prefeito, Sérgio Sottili, o município investe constantemente em melhorias na infraestrutura dos Berçários. "São pequenas iniciativas conjuntas entre o público e o privado que fazem Nova Prata crescer", comentou.
 
Berçário Prefeito Mario Minozzo: criado em 2007 e regularizado em 2013, tem área total de 125.070,92 m² e foi divido em nove lotes com oito empresas instaladas do setor automotivo, basalto, reciclagem, gráfico, estrutura de concreto, manutenção industrial e transformação de madeira.
Berçário Carlos Eugênio Ponzoni: criado em 2006 e regularizado em setembro de 2013, possui uma área total de 156.404,04m², dividida em 84 lotes que foram doados para 64 empresas, sendo que dois lotes estão desocupados. Atualmente possui 52 empresas em funcionamento e oito em fase final de construção. A diversificação de segmentos é a marca do berçário Carlos Eugênio Ponzoni: moveleiro, serviços, gesso, alimentos, adubos e sementes, metalurgia e aberturas, indústria de máquinas e motores e vários serviços.

 


 




Fonte: Assessoria de Imprensa de Nova Prata Foto: Conecta+WebTV

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER