CCJ aprova parecer favorável ao PR que institui o Prêmio Meninas Olímpicas

Durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça da AL, na manhã desta terça-feira (07), foi aprovado o parecer favorável ao Projeto de Resolução 38/2019 da deputada Franciane Bayer e mais oito parlamentares, que institui o Prêmio Meninas Olímpicas. A proposta tem por objetivo prestar um reconhecimento às estudantes gaúchas de escolas públicas que tenham representado o Brasil em olimpíadas científicas. O prêmio será entregue anualmente, em solenidade a ser realizada em data próxima ao Dia Internacional da Mulher, sendo responsabilidade da Procuradoria Especial da Mulher definir a relação das estudantes e encaminhar à mesa para deliberação.
A premiação é inspirada no projeto Meninas Olímpicas, criado com o objetivo de fomentar a participação de meninas, a fim de ampliar suas áreas de atuação no mercado de trabalho, através das olimpíadas científicas. "O projeto já havia sido protocolado na Casa na última legislatura e foi reapresentando a pedido do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil, coordenado e idealizado por Nara Bigolin", explica Franciane.
Atualmente, 10% (dez por cento) das premiações nas principais olimpíadas científicas do Brasil vão para mulheres. Este é, também, o percentual de mulheres eleitas, mulheres presidentes de grandes empresas e pesquisadoras em centros de pesquisa de excelência. "O incentivo à participação de meninas em olimpíadas científicas permitirá elevar este percentual e, como consequência, aumentar a participação das mulheres em pontos estratégicos da sociedade, criando assim um equilíbrio", justifica.


Fonte: Assessoria da deputada Franciane Bayer Foto: Ariel Pedone

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER