Emenda aprovada da deputada Franciane amplia projeto para prevenção e controle do câncer

23/07/2020 (Atualizado em 23/07/2020 | 11:12)

O Plenário aprovou, por unanimidade, dois projetos relativos a políticas de saúde. As duas matérias tiveram a deputada Franciane Bayer (PSB) como relatora em comissões. Ao PL 186/2019, que institui a Política Estadual para a Prevenção e Controle da Neoplasia Maligna, a deputada Franciane Bayer apresentou uma emenda no Plenário, aprovada por unanimidade. De acordo com a parlamentar, a emenda "amplia o projeto como uma questão de saúde pública trazendo um norte para o estado do RS".
A proposta tem por objetivo a redução da mortalidade e da incapacidade causadas por esta doença, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de neoplasia maligna, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.
Já o PL 467/2019, que institui a Política de Atenção à Oncologia Pediátrica no âmbito do Rio Grande do Sul, recebeu emenda da deputada na Comissão de Saúde e Meio Ambiente. “Este projeto que foi construído a muitas mãos, ouvindo o setor que atua na área, é fundamental para aprimorar o tratamento e ampliar a sobrevida das crianças e adolescentes gaúchos”, comemorou ao lembrar que também foi relatora da Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente no RS e que PL vem ao encontro do que foi discutido no órgão temporário.
O PL busca o aumento dos índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer. Conforme o Instituto Nacional do Câncer, a doença é a primeira causa de morte na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil. E a Organização Mundial da Saúde estima que, anualmente, ocorram mais de 300 mil casos de câncer no mundo entre crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria da deputada Franciane Bayer Foto: Joel Vargas

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER