As dificuldades enfrentadas pelos conselheiros tutelares em seu trabalho foram lembradas pelo deputado federal Severino Ninho (PE), em pronunciamento realizado na última quarta-feira (8) no Plenário da Câmara. “Temos ciência de que no Brasil todos os conselhos tutelares enfrentam sérias dificuldades”, ressaltou.
Entre os diversos problemas vividos pela categoria no País, Ninho destacou falta de energia nos prédios, falta de combustível nos veículos, corte de água, atraso no pagamento dos aluguéis além de outros empecilhos que dificultam a realização plena do trabalho feito pelos conselheiros. “Por conta disso, tramita nesta Casa projeto que determina que os prefeitos que não enviarem para as Câmaras, no orçamento anual, a verba destinada à manutenção dos conselhos tutelares, respondam pelo crime de responsabilidade”, destacou o parlamentar.
O socialista cobrou agilidade na aprovação das propostas que tramitam no Congresso e beneficiam a categoria. “Essa categoria merece respeito e com a aprovação destes projetos, faremos com que aqueles que não a respeitam, passem a dar a importância devida a essa atividade”, completou Ninho.
O parlamentar apelou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que os projetos que tratam dos conselhos tutelares tenham atenção maior por parte da Casa, dada a nobreza da atividade exercida pelos conselheiros. “Eles trabalham com crianças que se envolveram com drogas, e necessitam, muitas vezes, lidar com traficantes. Sua atividade envolve grande risco, e muitas vezes não recebe o devido reconhecimento por parte das prefeituras”, concluiu.
Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
Fonte: Liderança PSB na Câmara