Departamento de Poços atualiza trâmites para atendimento aos municípios

A secretaria estadual de Obras e Habitação iniciou nesta terça-feira (08/09) uma série de encontros com as prefeituras contempladas pelo anúncio do governo do Estado que prevê ações para amenizar os efeitos da estiagem. Na pauta os trâmites para a liberação de R$ 10 milhões do Palácio Piratini para a perfuração de 50 poços e para a contratação de horas-máquinas em 53 municípios. 
“A SOP está colhendo a documentação junto às prefeituras. Tão logo vençamos essa etapa, o governo do Estado repassará os valores aos municípios”, adiantou o secretário José Stédile, fazendo referência ao anúncio do governador Eduardo Leite ocorrido no mês de julho. No total, serão R$ 55,1 milhões para a realização dos serviços que também incluirá a construção de açudes.
Os recursos totais resultam de ação conjunta entre o governo do Estado, a bancada federal gaúcha, a Assembleia Legislativa e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.  “Todos os municípios com decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil terão, no mínimo, um poço, 102 terão dez açudes e outros 53 municípios receberão recursos para contratação de horas-máquina”, reforçou Stédile.
O encontro de hoje foi liderado pelo diretor de Poços e Redes da SOP, Luiz Henrique Feijó. “Na primeira reunião recebemos 30 prefeituras com o objetivo de estreitar o relacionamento institucional”, justificou o titular do DPR.  Além da SOP, o Plano de Enfrentamento à Estiagem do governo do Estado é liderado pelas secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Planejamento, Governança e Gestão e pela Defesa Civil.
Também representaram a SOP na reunião virtual, a diretora do departamento jurídico da secretaria, Claudia Brito, bem como a assessora do DPR, Carla Carbonell.

Fonte: Ascom SOP- Foto: Isabela Aguiar

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER