Liberado o acesso de Cachoeirinha à Freeway

17/02/2021 (Atualizado em 18/02/2021 | 12:19)

Foi liberado na manhã desta segunda-feira, dia 15, o trafego pela alça de acesso à Freeway. Localizada no KM 83, a ligação melhora a mobilidade na entrada e saída de Cachoeirinha, com o ingresso de Porto Alegre e a saída do município para o litoral via Avenida Papa João XXIII.
.
"A nova alça vai permitir que os motoristas consigam entrar em Cachoeirinha e sair para a Freeway nos dois sentidos: Porto Alegre e litoral. Éramos a única cidade entre a Capital e Osório que não tinha o acesso", destacou o prefeito Miki Breier. 
.
Com a resolução da demanda de mais de duas décadas, a nova alça deverá ajudar a diminuir o trânsito na Avenida Flores da Cunha. O vice-prefeito Maurício Medeiros lembrou das diversas ações de mobilização pela obra e citou como exemplo a luta de José Asmuz. "Muitas pessoas ajudaram na viabilização deste sonho, mas quero destacar o trabalho de Asmuz, que faleceu em 2016. Foi ele quem, há mais de 20 anos, nos abriu portas em Brasília, marcou e participou de agendas, debateu e cobrou da concessionária. Muito obrigado a todos que nos auxiliaram nesse movimento”,  disse o Maurício Medeiros.
.
OBRA HISTÓRICA
O projeto da obra entregue nesta segunda foi apresentado oficialmente em 26/06/2019 e aproveita a estrutura do viaduto que já existia no local. A obra começou em 18/07/2020 com os serviços preliminares de limpeza e topografia complementar do terreno. 
A nova interconexão no valor de R$ 4,9 milhões complementa a alça já existente, que possuía acesso apenas no sentido litoral Capital.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Por conta da liberação do trânsito, mudanças serão feitas para adequar os fluxos da mobilidade em Cachoeirinha. Será invertido o sentido da mão em parte da rua Dona Otília, no trecho entre Av Papa João XXIII no sentido para Porto Alegre, a fim de evitar a parada de veículos que saem da BR-290 sobre a faixa de rolamento. Na mesma rua, no sentido ao litoral, a saída será obrigatória para a Av. Flores da Cunha.
A Rua General Alfredo deverá ser asfaltada e ficará em sentido único da Av Papa João XXIII em direção a Porto Alegre. A Travessa Aracy já está com mão dupla, com estacionamento em apenas um dos lados da via, para que seja utilizada tanto por quem vem do litoral pela BR 290 quanto por quem vai acessar a Cachoeirinha.

A liberação do acesso foi marcado por uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, que pode ser assistida no link: https://www.facebook.com/prefeituradecachoeirinha/videos/470971307606769

Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - Administração Miki Breier

Fonte: Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - Administração Miki Breier

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER